16 de janeiro de 2016

Resenha | Um Porto Seguro - Nicholas Sparks

Título: Um Porto Seguro
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 414
Ano: 2013
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.


Fazia algum tempo que eu não lia um romance leve do tio Nicholas, então decidi matar a saudade me aventurando em Um Porto Seguro, e o que encontrei aqui foi totalmente diferente do que eu esperava.

O livro foge dos clichês do autor por trazer um tanto de suspense na trama, além de um assunto muito importante, que é a violência.

Conheceremos Katie, uma jovem reservada e misteriosa, que se muda para Southport. Por ser uma dessas típicas cidades pequenas, o aparecimento dela ali, meio de repente, acaba por chamar a atenção e levantar um pouco de curiosidade a respeito de quem ela é, de onde veio e porque decidiu ficar na cidade.

Apesar de inicialmente retraída, Katie começará uma amizade com sua vizinha, Jo, e o viúvo Alex. Ele é dono de uma loja de conveniência da cidade, e com a morte da esposa há alguns anos, tem tomado conta dos filhos e do negócio.


Com as idas de Katie à loja para fazer suas compras, surgirá uma atração e os dois acabarão se aproximando, ficando claro para o leitor que nascerá ali um romance.

Apesar disso, ainda temos o segredo a respeito do passado de Katie, que iremos descobrir aos poucos, ao longo do livro. Assim, a narrativa vai se alternando entre a vida atual dela e seu passado, além de termos capítulos do Alex e das investigações de um terceiro protagonista, muito importante na trama.

É um livro que mexe com os nossos sentimentos, ao mesmo tempo que causa revolta. Tudo devido a esse protagonista, que julga todos perante à Bíblia, mas esquece de olhar para as suas próprias atitudes, que além de serem muito erradas também são loucas.


Ainda sim, o romance entre Alex e Katie é leve, apesar de que em alguns momentos tenha parecido rápido demais. Alex, como já é de se esperar, é encantador e extremamente compreensível com a situação, além de ser um pai maravilhoso, que apesar da perda da esposa, faz de tudo para que os filhos se sintam bem e não sofram tanto pela falta da mãe. Já Katie é muito forte e corajosa, e é possível perceber isso ao longo do livro, pelas diversas situações que ela teve de passar, e essa personalidade fica ainda mais clara no final.

Falando em final, uma das últimas revelações do livro acabou por não ter um impacto tão grande em mim quanto deveria, sendo que foi um fato realmente interessante que te faz repensar diversas cenas ocorridas ao longo do livro.


Um Porto Seguro tinha todos os ingredientes necessários para me levar às lagrimas e se tornar um dos meus livros favoritos, mas infelizmente, isso não aconteceu. Admito que faltou algo para me deixar extremamente envolvida e cativada pela história, ao ponto de realmente me sentir mais próxima dos protagonistas e dos acontecimentos.

Mas, ainda sim, o livro não deixa a desejar no quesito criativo. Para os fãs de Nicholas Sparks, é uma ótima recomendação, porque acredito que vocês dificilmente irão se decepcionar.

Um comentário:

  1. Oi, Rafa! Eu adoro Um Porto Seguro. É um livro que li tão rapidamente (para poder assistir ao filme depois) que fiquei encantada com a história de Sparks. Admito que agora não lembro exatamente detalhe por detalhe de tudo o que aconteceu, mas lembrei do protagonista babaca que você citou, lembrei da pegada um tanto quanto sobrenatural com Alex e Katie e de sua história linda!
    Espero que outros livros do Sparks consigam te dar aquele pequeno detalhe que você precisa para ser arrebatada pela história!

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!