23 de janeiro de 2016

Resenha | #GirlBoss - Sophia Amoruso

Título: #GirlBoss
Autor: Sophia Amoruso
Editora: Seoman
Páginas: 248
Ano: 2015
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Sophia Amoruso passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Aos 22 anos ela havia se conformado em ter um emprego, mas ainda estava sem grana, sem rumo e fazendo um trabalho medíocre que assumiu por causa do seguro-saúde. Foi aí que Sophia decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay. Oito anos depois, ela é a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Além da história de Sophia, o livro cobre vários outros assuntos e prova que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade; o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição. Uma história inspiradora para qualquer pessoa em busca do seu próprio caminho para o sucesso.



Sabe quando você lê um livro que te deixa super inspirado pra sair por aí colocando a mão na massa e trabalhando muito pelo que você mais deseja? Pois bem, foi exatamente assim que eu me senti após concluir #GirlBoss. O mais incrível desse livro é que ele lhe ensinará que não existe uma fórmula para o sucesso, é você mesmo quem o constrói!

Pra quem não conhece, Sophia Amoruso é a fundadora e CEO da Nasty Gal, uma das maiores empresas de venda online de roupas e acessórios femininos. Apesar de dizer logo no início do livro que não quer que ele seja uma autobiografia, a obra acaba tendo sim esse tom, já que ela vai nos contando aos poucos como foi sua jornada e a maneira que sua vida mudou, tudo com muito bom humor e ótimas dicas para aplicarmos no nosso dia e no trabalho.


Logo no início do livro, para atiçar nossa curiosidade, vemos uma linha do tempo com algumas datas que marcaram a vida da Sophia. Uma delas é 2006, quando arrumou um emprego porque precisava de um seguro-saúde devido a uma hérnia, e acabou na portaria de uma escola de artes, checando RG's. O próximo ponto dessa cronologia é 2014, onde conhecemos a empreendedora, dona de um site que vale mais de cem milhões de dólares. E é aí que você se pergunta: WOW, como ela conseguiu dar esse salto gigantesco em apenas 8 anos? E a resposta para essa pergunta você encontrará apenas ao ler o livro, descobrindo que dedicação e trabalho te levarão ao sucesso!

O curioso é que Sophia sempre teve uma personalidade diferente da que muitos imaginam, por chegar aonde chegou. Era uma garota que desde pequena não gostava da escola, então acabou saindo cedo de casa. A partir daí ela fez algumas loucuras e até começou a furtar, mas depois de alguns roubos e uma tentativa mal sucedida, acabou parando. Ela também não era muito boa com empregos, todos acabam ficando chatos e entediantes, então se não pedia demissão, acabava demitida.


Por muitos motivos como esses, as pessoas costumavam olhar para ela e acreditavam que ela nunca conseguiria nada na vida, não chegaria a ter sucesso. Mas Sophia não imaginava que abrindo uma loja no eBay, a Nasty Gal Vintage, sua vida mudaria totalmente, e que aquela garota que todos desacreditavam finalmente encontraria algo que ama fazer, chegando aonde não se imaginava!

Dessa forma, ela virou uma rata de brechós, sempre procurando as melhores peças vintages. Não havia apenas essa preocupação com a compra das roupas, mas com todas as produções em si, até chegar aos leilões. Contratava modelos via Myspace e as pagava com simples lanches de fast food, e apesar disso tinha um cuidado minucioso com os looks que construía. Era atenta a todos os detalhes, sempre buscava a melhor composição através dos detalhes, uma calça e camiseta que tivessem uma boa combinação, um penteado que mostrasse bem o estilo da produção, além das poses das modelos. Cada detalhe era importante, nada passava despercebido aos olhos de Sophia, e até as legendas das fotos online levavam horas para serem escritas, pois era essencial tudo estar perfeito para que atraísse as clientes e alcançasse os melhores lances.


A melhor parte da história da Nasty Gal é que nada ali foi planejado. Sophia apenas trabalhava e se dedicava muito ao que amava fazer, sem muitas pretensões, e é incrível ver que apenas muito esforço, persistência e amor podem nos levar a lugares incríveis na vida.

É aquele tipo de história inspiradora e encorajadora, que te deixa preparada pra encarar os problemas e fazer aquilo que ama. Você consegue tirar diversas lições maravilhosas daqui, e isso te faz acreditar mais em si mesma, no seu trabalho e no seu potencial de conseguir tudo que sonha.


O livro todo soa como uma conversa de amiga, a forma engraçada e envolvente que Sophia narra os fatos e vai passando sua mensagem para nós. Ainda sim, acredito que nem todos possam gostar do livro, justamente por ter esse lado meio autobiográfico, meio empreendedor.

Mas não posso deixar de recomendar muito a leitura, tanto para quem tem curiosidade a respeito dessa volta que Sophia conseguiu dar na vida, como também para quem quer um empurrãozinho e uma inspiração para seguir seus sonhos e fazer o que ama!

2 comentários:

  1. Conhecia o livro, mas essa é a primeira resenha que leio, não conhecia nada sobre a vida da Sophia, conheço a marca, gosto muito das peças (apesar de não ter $ para bancar), e fiquei bem curiosa para saber mais sobre o que ela conta no livro. Gostei muito da sua resenha, fiquei mais curiosa para saber como era a loja dela no eBay, toda a produção, já que não uso o site para compras assim, lá tem muito do mesmo, e a melhor forma de comprar é na busca direta, e não por lojas...

    Gostei muito do blog!
    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claris!
      Eu também não conhecia nada a respeito da vida da Sophia antes de ler o livro, e me surpreendi muito com o que encontrei, já que ela tem uma história maravilhosa de sucesso!
      Fico muito feliz que tenha gostado e recomendo que leia, viu, vale muito a pena!
      Beijos!

      Excluir

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!