12 de maio de 2015

Resenha | Divergente - Veronica Roth

Título: Divergente - Trilogia Divergente, Livro 01
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 504
Ano: 2012
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.

A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.

E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.


Em uma Chicago futurista, a sociedade foi dividida em cinco facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza. Aos dezesseis anos, os jovens passam por um teste de aptidão que lhes mostrará o grupo certo para suas capacitações. No dia da Cerimônia de Escolha, cada jovem deve decidir se quer continuar a viver com a família, ou iniciar uma vida nova em outra facção.

Beatrice Prior é uma das jovens que está prestes a ter de tomar essa decisão. O inconveniente é que ao fazer seu teste de aptidão surge um problema: ela é Divergente. Para a garota que cresceu na Abnegação, não será fácil escolher um caminho para seguir, sendo que a decisão poderá surpreender a si mesma. 

A jovem muda seu nome para Tris, e terá de aprender a conviver com o perigo constante que é guardar seu segredo. Acima de tudo, uma escolha que irá transformar sua vida e fará ela ver sua sociedade perfeita com novos olhos. 


O ponto forte de Divergente assim como a maioria das obras do gênero é o mundo distópico. Como rege o nome, cada facção tem como objetivo a busca por um ideal. A Abnegação é conhecida pela solidariedade, recusando formas de conforto e prazeres pessoais desnecessários. Na Amizade temos pessoas compreensivas e companheiras. A coragem é encontrada na Audácia, enquanto a Franqueza busca sempre a verdade. Já a Erudição é a base do conhecimento.
''- Trabalhando juntas, as cinco facções têm vivido em paz há anos, cada uma contribuindo com um diferente setor da sociedade. A Abnegação supriu nossa demanda por líderes altruístas no governo; a Franqueza providenciou líderes confiáveis e seguros no setor judiciário; a Erudição nos ofereceu professores e pesquisadores inteligentes; a Amizade nos deu conselheiros e zeladores compreensivos; e a Audácia se encarrega de nossa proteção contra ameaças tanto internas quanto externas. Mas o alcance de cada facção não se limita a essas áreas. Oferecemos uns aos outros muito mais do que pode ser expressado em palavras. Em nossas facções, encontramos sentido, encontramos propósito, encontramos vida.''  Pág. 49

Ao entrar para uma facção, o jovem precisa passar pelo teste de aptidão para realmente ser parte daquele grupo. É encantadora a forma como a autora conduziu o livro inteiro através desses testes, permeando ação, romance, mentiras e descobertas. 


A narrativa é realizada em primeira pessoa pela própria Tris. Acredito que a conexão que senti com os protagonistas foi um dos motivos pelos quais me apaixonei tanto por Divergente. Tris não é o tipo de protagonista inicialmente forte, mas conhecerá seus medos aprendendo a encontrar sua força interior ao longo da história. 

Quatro é incrivelmente magnífico. Aos poucos vamos conhecendo-o mais, e descobrimos que aquela aparência rude é apenas externa, já que seu interior é profundo e corajoso. O romance é realmente lindo e faz com que tudo se encaixe de uma maneira perfeita, e arranque suspiros do leitor. 

A autora soube terminar a obra no momento certo. Você não se sente obrigado a ler Insurgente caso não goste do primeiro livro, podendo encará-lo como uma obra independente. Mas já adianto que é impossível não amar e ansiar pelas demais leituras. 

O livro foca muito na questão das escolhas. Toda decisão tem suas consequências, e cabe apenas a você mesmo decidir o que é melhor para sua vida. São as suas escolhas que fazem o seu mundo, e que também podem modificá-lo por completo. 

Toda vez que tento descrever o que realmente senti ao ler Divergente me faltam palavras. Uma distopia que mexeu comigo de uma forma incrível e me marcou muito, é tudo que posso dizer. Fica apenas um agradecimento a Veronica Roth por ter criado um mundo fictício tão maravilhoso e real. Apenas leiam, se encantem e se apaixonem.

2 comentários:

  1. Rafa, eu li Divergente num piscar de olhos!
    Eu adorei essa distopia também, li o primeiro livro em dois dias e Insurgente em apenas um!!

    Adorei a forma como você descreveu o Quatro e o desenvolvimento do romance entre ele e Tris é a coisa mais fooofa ever. E combina bem com o clima dos livros, como se equilibrasse tudo.

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu o mesmo comigo Iza! Li Divergente em praticamente um dia e no momento estou devorando Insurgente.
      Quatro é incrível, e esse romance entre ele e Tris é só amor né <4
      Beijos!!

      Excluir

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!