14 de maio de 2015

Biografia Literária | Gillian Flynn

Olá, leitores!
O post de hoje trará a Biografia Literária de uma das autoras mais faladas do momento: Gillian Flynn.



Nome: Gillian Schieber Flynn

Nascimento: 24 de Fevereiro de 1971 - Missouri, Estados Unidos

Nacionalidade: Americana







Gillian Flynn nasceu em Kansas City, Missouri. Filha de professores, ela passou grande parte da juventude farejando em meio aos livros e assistindo filmes. Entre suas lembranças felizes estão o fato de ter A Wrinkle in Time em mãos na mesa do jantar e assistir filmes como Alien, Psycho e Bonnie and Clyde em uma idade questionável (como aos sete anos). Foi uma boa infância.

No ensino médio, Flynn teve alguns empregos estranhos que exigiam que  ela fizesse coisas como embrulhar e desempacotar presuntos, ou ter de vestir-se como um cone de iogurte gigante. Um cone de iogurte que usava um smoking. Por que o smoking? Essa era uma pergunta que a perseguiria por anos.

Para a faculdade, ela acabou ingressando na Universidade do Kansas, onde formou-se em Inglês e Jornalismo.

Depois de um período de dois anos escrevendo para uma revista de negócios na Califórnia, Gillian mudou-se para Chicago. Lá ela concluiu seu mestrado em jornalismo pela Universidade Northwestern, mas acabou descobrindo ser muito covarde para ser uma repórter do crime.

Por outro lado, ela era uma geek apaixonada por filmes com um diploma de jornalismo. Dessa forma, ela se mudou para Nova York para trabalhar na Entertainment Weekly. Flynn trabalhou ali por 10 anos como crítica de cinema, visitando os sets de filmagem em todo o mundo (como sua ida à Nova Zelândia para o set de O Senhor dos Anéis, e sua visita a Praga para Os Irmãos Grimm). Em seus últimos quatro anos na EW, ela também foi crítica de TV.

Em 2006, seu romance de estreia, o suspense Objetos Cortantes, foi finalista do prêmio Edgar Award e vencedor de dois prêmios do Britain’s Dagger Awards. O livro se consagrou como o primeiro a ganhar vários Dagger em um ano, e seus direitos cinematográficos acabaram sendo vendidos.

Seu segundo romance lançado em 2009, o best-seller do The New York Times Lugares Escuros, foi eleito pela Publishers Weekly como o melhor livro do ano e escolhido pelo Chicago Tribune como ficção favorita. Os direitos de adaptação também foram vendidos, tendo como diretor Gilles Paquet-Brenner e no elenco Charlize Theron e Nicholas Hoult.

Garota Exemplar é o terceiro romance de Gillian Flynn, e teve o lançamento realizado no ano de 2012. A própria autora foi contratada para escrever o roteiro da adaptação cinematográfica da obra, depois que a 20th Century Fox comprou os direitos do filme. O elenco do filme conta com Ben Affleck e Rosamund Pike nos papéis principais.

Seus livros já foram publicados em vinte e oito países. Ela vive em Chicago com o marido, Brett Nolan, seu filho, e um gato preto gigante chamado Roy. Teoricamente, ela está trabalhando em seu próximo romance. Ou, na verdade, é possivel que ela esteja jogando Pac-Man em seu covil no porão.


Fontes: Gillian Flynn  ||  Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!