19 de maio de 2015

Resenha | Calvin e Haroldo: As Tiras de Domingo 1985 / 1995 - Bill Watterson

Título: Calvin e Haroldo: As Tiras de Domingo 1985 - 1995
Autor: Bill Watterson
Editora: Conrad
Páginas: 96
Ano: 2014
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Após finalizar a publicação completa das tiras de Calvin e Haroldo, a Conrad da sequencia à publicação das antologias coloridas (que reúnem histórias de dois ou mais volumes e sempre trazem as tiras de domingo coloridas). O leitor irá descobrir o processo criativo do autor em suas inigualáveis tiras dominicais e poderá acompanhar a evolução do trabalho de Bill Watterson ao longo do tempo e ver como ele passou a aproveitar casa vez melhor o espaço disponível que conseguiu após muita luta com editores e donos de jornais.


Bill Watterson se dedicou por dez anos as tirinhas de Calvin e Haroldo. O livro As Tiras de Domingo faz parte da primeira exposição de originais das tiras dominicais de Calvin e Haroldo na Biblioteca de Pesquisa de Quadrinhos e Cartuns da Universidade Estadual de Ohio. No Brasil, o livro com as artes de Bill foi publicado pela Editora Conrad.

O primeiro ponto que chama a atenção do leitor é saber que as tiras reproduzidas foram escolhidas pelo próprio Watterson. Não deve ter sido um trabalho fácil optar por alguns quadrinhos entre tantos de uma década de trabalhos. É valioso observar cada desenho que o autor escolheu e entender através de suas explicações o contexto e o motivo de ele estar ali. 


Logo no início do livro temos algumas páginas introdutivas escritas pelo próprio Bill Watterson, falando um pouco sobre como foi a experiência de rever seu trabalho para a exposição e sobre seus longos anos desenhando e escrevendo Calvin e Haroldo. O autor nos conta desde fatos simples como a difícil tarefa de colorir os quadros utilizando as cores corretas, até seus problemas comerciais com relação aos espaços que as tiras ocupavam nos jornais e a batalha para poder utilizar um novo tipo de formatação.

É importante lembrar que cada quadrinho está duplamente exibido no livro. Primeiramente na esquerda temos a tira em preto e branco e na direita a mesma em cores. Esse formato de reprodução é muito interessante pois proporciona ao leitor uma melhor percepção de um novo efeito e visual que as cores podem trazer ao desenho. Da mesma forma, na ilustração sem cores pode-se perceber o uso de corretivo e as mudanças que Bill fazia para adaptar as tirinhas (como pode-se perceber na fotografia abaixo).


As tiras do livro acompanham a ordem cronológica das publicações originais, iniciando-se no ano de 1985 até o ano do término, em 1995. Seguindo essa ordem e acompanhando alguns quadrinhos de cada ano, é possível perceber a evolução dos personagens e mudanças estéticas que foram sendo realizadas, tanto em relação aos traços como a pintura.

Algumas histórias presentes nas tiras são reflexos de alguns fatos vivenciados pelo autor, assim como críticas sociais a acontecimentos da época, como um ameaça de conflito armado entre as potências mundiais. O que ajuda o leitor a compreender a intenção e a forma de cada desenho são os comentários de Bill na parte inferior dos mesmos. Acredito que isso deixou a obra ainda mais convidativa, pois temos uma conexão entre a arte final e a intenção pensada inicialmente para cada quadro.


Eu nunca havia tido a oportunidade de conhecer o universo de Calvin e Haroldo, e acabei tendo uma agradável surpresa. Como as tirinhas representam uma história rápida, é difícil se apegar aos protagonistas. Porém, posso afirmar que gostei muito de algumas temáticas que o autor apresenta através das tirinhas, principalmente as críticas sociais.

A tira abaixo é uma das minhas favoritas do livro. Calvin nos mostra que não adianta nada um novo ano com novas promessas se não somos capazes de fazermos algo para mudar a situação em que estamos. Como o sempre esperto Haroldo observa, o problema é que esse futuro acaba virando presente o tempo todo.


Calvin e Haroldo: As Tiras de Domingo é um ótimo livro para os amantes dessa arte. Há quadrinhos para todos os gostos, desde algo mais reflexivo até situações engraçadas. Conhecendo um pouco mais sobre os bastidores da produção tudo se torna ainda mais interessante aos nossos olhos, sendo impossível não se identificar em algum momento com as histórias do menino e seu tigre.

4 comentários:

  1. Ola, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar do livro mais gostei inmenso e ganhei uma certa curiosidade para o ler. Vou ler quando puder.
    Voce fez uma resenha muita boa.
    Beijos de Espanha.
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo ótimo, e você?
      Que bom que gostou. Eu recomendo, é uma leitura leve e diferente. Muito obrigada :D
      Beijos!

      Excluir
  2. Nossa quando eu era menor eu adorava ler essas tirinhas, que depois me seguiram pelo ensino médio nos livros de português e até nos vestibulares. Não sabia que existia uma compilação dessas tirinhas, achei uma ideia ótima para ler todas em sequência.

    Beijos,
    http://www.girlbeinggeek.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que muitas pessoas tiveram essa mesma experiência Karolyne. Pra quem é fã vale a pena conhecer essa série de compilações que, diga-se de passagem, está linda!!
      Beijos!

      Excluir

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!