14 de outubro de 2015

Resenha | Sedução No Convento - Jacques Lagôa

Título: Sedução No Convento
Autor: Jacques Lagôa
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 168
Ano: 2015
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Dois corpos cedem ao prazer, duas almas cedem ao amor.
Este livro narra a trajetória de Marcel, um homem bonito, atraente e cheio de vigor. Na França, ele descobre sua sexualidade ao lado de Collete, uma noviça do convento onde ele servia como empregado.
Marcel e Collete não deveriam ficar juntos, mas todas as dificuldades deste improvável romance são vencidas pela coragem que apenas a juventude pode dar aos amantes. Apaixonados e tomados pelo desejo, o casal não mede esforços para cultivar o amor que os une. A vida, no entanto, parece ter outros planos para os dois...


Sedução No Convento é um romance erótico e, sendo assim, um gênero que não costumo ler com frequência. Como não sou o tipo de pessoa apaixonada por esse estilo de livro, acabei por não apreciar a leitura tanto quanto eu imaginava.

De início quem se apresenta a nós é um Marcel experiente, em seus 55 anos de idade. Muitas são as memórias do tempo em que viveu uma grande paixão proibida, e essa é a história que agora ele pretende nos contar.

Marcel foi um garoto órfão. Seu pai morreu tempo antes de seu nascimento, e sua mãe faleceu após dar à luz. Sozinho, ele acabou sendo acolhido pelas freiras e passou a conviver com elas no convento, na cidade de Saint-Malo, na França.


Com o passar dos anos ele cresceu, e assim sua sexualidade começou a aflorar. Aos poucos ele começou a sentir-se atraído por uma das noviças do convento, Collete. 

Para quem não sabe, são chamadas de noviças as mulheres que estão estudando e se preparando para realizar seu votos religiosos. Como noviça, Collete deve se preservar e não se relacionar com ninguém.

O problema é que a atração entre os dois começa a ser forte, e o que inicialmente parecia apenas algo físico, pode tornar-se um sentimento mais profundo.

O enredo passa a seguir então essa paixão perigosa, deixando o leitor curioso a respeito de que forma tal relacionamento se desenvolverá. Será que esses jovens apaixonados conseguirão ficar juntos, ou o destino lhes reservará outras surpresas?


A narrativa em primeira pessoa realizada por Marcel não me agradou como um todo devido ao grande tom de masculinidade que a história acabou tendo. Assim, temos toda a perspectiva apenas do ponto de vista do jovem, quando eu gostaria muito de ter conhecido mais profundamente Collete e entendido quais os seus sentimentos com relação a todos os acontecimentos.

Apesar de ser uma leitora apaixonada por romances, mas que não curte muito o gênero erótico, essa masculinidade foi o que acabou fazendo eu não gostar e não me envolver muito com o enredo, já que o livro acaba sendo voltado mais para o teor sexual masculino, e esse amadurecimento de Marcel.

A alternância existente entre passado e presente foi, inicialmente, um pouco confusa para mim. Algumas vezes em que um novo capítulo iniciava, precisava ler as primeiras linhas a fim de me situar para o momento em que o narrador estava nos levando, tempos anteriores ou atuais. Depois que o leitor acaba pegando o ritmo do livro, esse estado de confusão acaba por diminuir.


Sendo um livro breve, a leitura fluiu rapidamente e em cerca de uma sentada eu havia terminado a obra. Apesar de esse ser um ponto positivo, que permite uma leitura rápida e sem rodeios, eu ainda sim gostaria de ter visto mais páginas de desenvolvimento, já que alguns pontos poderiam ter sido abordados mais profundamente, além de uma visão alternativa da história.

Com relação ao final, eu já tinha uma teoria a respeito do que poderia ter acontecido, mas a minha agradável surpresa foi saber que esses fatos acabaram se confirmando e foram apresentados a nós leitores. Eu apenas não esperava que as revelações viessem de tal forma, e isso me deixou muito feliz.

Para leitores que apreciam livros eróticos e uma belíssima diagramação, o nacional escrito por Jacques Lagôa pode ser uma boa pedida. Mesmo sendo uma história que, para mim, deixou a desejar, Sedução No Convento lhe trará um romance proibido com um final inesperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!