15 de julho de 2015

Resenha | Surtada na Dieta - Neonb & Caramel

Título: Surtada na Dieta - Trilogia Quero Emagrecer, Livro 01
Autor: Neonb & Caramel
Editora: Conrad
Páginas: 317
Ano: 2015
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Sujee come compulsivamente, depois fica com a consciência pesada e tenta — apenas tenta — fazer dieta. Ela tem 25 anos e sempre sonhou que um dia emagreceria e poderia se vestir de um jeito mais compatível com a sua idade. Agora, Sujee está em uma duvidosa empreitada rumo ao corpo saudável.
Para conquistar sua meta, ela vai receber o apoio do personal trainer Chan-Hee, que passa a morar na sua casa e a tomar conta da cozinha, virando seu mundo de cabeça pra baixo. E também vai sofrer com as tentações oferecidas por seu chefe comilão, que é apaixonado por ela.
Surtada na dieta é o primeiro volume da trilogia QUERO EMAGRECER, que vai contar o dia a dia de Sujee com muito humor e doses de nonsense.


Surtada na Dieta é o primeiro volume da trilogia Quero Emagrecer, escrita pelo casal sul-coreano Neonb & Caramel. A ideia para a HQ (manhwa), surgiu das experiências pelas quais o ex-gordinho Caramel passou quando teve de realizar sua dieta, como o efeito sanfona, as propagandas enganosas e os diferentes métodos de emagrecimento.

Na obra vamos acompanhar a história da Sujee, uma garota de 25 anos que está acima do peso. Ela precisa emagrecer tanto pela questão da saúde, que está começando a ser afetada, assim como o lado estético, pois ela quer muito poder comprar roupas de que goste, não apenas cuidando o que lhe serve.


Sujee trabalha em um banco, e um dos maiores problemas em suas tentativas de dieta será seu chefe, que é apaixonado por ela. Suas demonstrações de afeto para com ela se dão através de comida, trazendo lanchinhos bem calóricos e convidando-a para acompanhá-lo nessas seções de gordices em meio ao trabalho.

A primeira tentativa de iniciar uma dieta será através de propagandas televisivas, na qual Sujee acabará comprando uma bicicleta para poder realizar seus exercícios físicos de emagrecimento em casa. Claro que esse plano vai falhar devido a preguiça do dia a dia, e a cara bicicleta vai acabar em um canto, como cabideiro de roupas.


Ao passar em frente a uma clínica de estética ela é abordada por um homem bonito que lhe entrega um panfleto, convidando-a conhecer o local. Obviamente, Sujee se encanta pela modelo magra que a atende e pela qualidade na descrição dos aparelhos e seus magníficos resultados. O problema é que as instruções passadas são errôneas para nossa saúde, e o caro tratamento com os aparelhos não trará nenhum resultado.

Pronta para desistir depois dessas tentativas falhas, ela é abordada de uma maneira inusitada por Chan-Hee, o personal trainer de uma academia. Ele chega falando verdades para ela, admitindo cara a cara que ela está gorda e precisa perder peso. É essa sinceridade que faz Sujee decidir tentar uma última vez, indo então ao lugar e inscrevendo-se para as aulas. Depois de um golpe e contratempos, Chan-Hee vai morar no apartamento de Sujee para controlar de perto toda sua alimentação. É a partir daí que ela vai entrar na linha e começar realmente a emagrecer.


Primeiramente, preciso elogiar a Editora Conrad pela diagramação que está incrível, externa e internamente. As folhas de guarda são lindas (imagem acima), e ambas trazem um desenho diferente de Sujee. As ilustrações e o traço utilizado pelos autores na HQ é muito bonito e bem pensado, pois percebe-se que no rosto da protagonista não existe nariz, e isso é explicado como um efeito colateral do peso, sendo que quando ela emagrecer, suas feições serão mais visíveis. 

Outro detalhe da obra são os desenhos dela se exercitando na ponta das páginas ímpares (imagem abaixo). Quando passados rapidamente, esses diferentes desenhos formam um flip book ou, como conhecemos, os desenhos em movimento.


O livro traz uma analogia que vai nos ajudar a compreender algumas situações ao longo da história. O corpo de Sujee é como um país, e nesse país tem-se uma população de músculos (minoria), que seriam os trabalhadores essenciais. Já as gorduras (maioria), vem aumentando ainda mais seu número e causando grandes danos, expulsando os músculos e ocupando todos os lugares possíveis.

É perceptível na personalidade de Sujee que a história foi baseada em acontecimentos e pessoas reais. Existe aquele sentimento de gula para comer tudo que é possível, seguido do arrependimento por ter devorado demais. É grande a falta de determinação inicial para conseguir se controlar com relação a comida, assim como o esforço necessário para mudar seus hábitos e emagrecer, já que é mais fácil deixar para depois e dizer a si mesmo que a partir de amanhã tudo mudará, porém continuando a empurrar essa ideia por longos dias a fio, sem a força de vontade necessária para mudar.


O melhor ponto do livro é, sem dúvida, seu tom de realidade. É possível assemelhar diversas situações vivenciadas pela protagonista com o cotidiano. Às vezes são incontáveis as formas de dietas e maneiras que as pessoas usam para tentar emagrecer, sendo que muitas são falhas e não funcionam realmente. As propagandas que muitas vezes motivam as pessoas a adquirir aparelhos ou mudar também conseguem ser falsas, pois os modelos magros e esbeltos não estão com aquele corpo por terem utilizado dos mesmos, mas sim por terem uma dieta equilibrada e diferentes exercícios regulares. 

Ao decorrer da obra temos algumas páginas dedicadas a explicações e dicas concretas sobre nutrição (imagem abaixo). Assim, além de conseguir divertir o leitor, é possível aprender e ter cuidados com nossa nutrição, sendo educativo e bem humorado ao mesmo tempo.



Se você está procurando uma leitura leve e divertida, Surtada na Dieta é uma ótima pedida. Além de lhe garantir boas risadas com a protagonista, você terminará a leitura nutricionalmente melhor com todas as dicas repassadas. Sem contar a primorosa edição que é de encher os olhos.

Não deixem de conferir também minha resenha em vídeo, onde eu mostro detalhes do livro físico e comento a respeito da minha opinião em relação a obra.

10 comentários:

  1. Ameeeeeeei esse livro!!! Lindo!!!
    Já coloquei na minha lista.. Não sei quando vou poder comprar..
    beijos.

    www.sobrevicios.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O livro é lindo mesmo e vale a pena deixar ele na sua lista. Assim que puder adquira-o!
      Beijos!

      Excluir
  2. eu quero muuito esse livro agora, Rafa! (eai, tudo bem?)

    Gente, além de uma história fofa, ainda vem com dicas de dieta (que todos precisamos, porque alimentação saudável não é para todos, afinal, chocolates sempre irão me ganhar). ainda não assisti seu vídeo, mas voltarei para conferir! adorei sua resenha e as fotos lindas - parabéns!

    Estava pensando em começar um canal com resenhas também, mas não criei muita coragem. quem sabe não mais pra frente??

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo, Iza!
      Que bom que se animou para realizar a leitura :D No quesito alimentação saudável, essas dicas são muito interessantes e podemos aplicá-las no cotidiano (realmente, não há quem resista a um chocolate, haha). Obrigada!
      Eu super lhe incentivo a começar, pois você aprende a se soltar mais (sendo que eu sou muito tímida), e é motivador poder divulgar a leitura de diversas maneiras diferentes, tanto falando quanto escrevendo!
      Beijos!

      Excluir
  3. Boa noite. Alguma notícia sobre o volume 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ainda não sei nada sobre o lançamento do segundo volume, mas posso entrar em contato com a Editora e ver se há alguma previsão de lançamento!

      Excluir
  4. Preciso do volume 2 T.T ,alguma previsão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Também estou ansiosa para o segundo volume, mas não sei de nenhuma previsão de lançamento até agora, então temos que esperar!

      Excluir
  5. Já faz 2 anos que eu espero pelo vol 2 ;-;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem alguma notícia do proximo volume? Também estou a espera dele :\

      Excluir

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!