4 de julho de 2015

Resenha | Sequestrados - Robert Crais

Título: Sequestrados
Autor: Robert Crais
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 304
Ano: 2015
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Quando Nita Morales contrata Elvis Cole para encontrar sua filha desaparecida, ela não está com medo, mesmo tendo recebido um telefonema pedindo resgate. Ela sabe que é uma farsa, que sua filha está com o cara que Nita chama somente de “aquele garoto” e que eles precisam de dinheiro.
Mas ela está errada. A moça e o namorado foram sequestrados por bajadores – bandidos que se aproveitam de outros bandidos, profissionais da fronteira que se aproveitam não só de vítimas inocentes, mas um do outro. Eles roubam drogas, armas e pessoas – comprando e vendendo vítimas como mercadorias, e matando aqueles que não geram negócio.
Elvis Cole e Joe Pike encontram o local onde o casal foi sequestrado. Há marcas de pneus, cápsulas de balas e manchas de sangue. Eles sabem que as coisas podem não ser tão ruins quanto parecem.
Mas eles também estão errados, porque a situação está prestes a piorar. O próprio Cole é sequestrado quando, à paisana, localiza os dois jovens e tenta compra-los de volta. E agora cabe a Joe Pike refazer os passos de Cole, infiltrando-se no duro e perigoso mundo do tráfico de pessoas para encontrar seu amigo.
O problema é que pode ser tarde demais...


Krista Morales e seu namorado Jack Berman estão curtindo com os amigos dele no meio do deserto, mas quando são deixados sozinhos o pior acontece. O local onde eles estão é o ponto de encontro para onde os imigrantes ilegais são trazidos pelos coiotes, para poder entrar nos Estados Unidos. Eles acabam ficando no meio da confusão quando um grupo de bajadores aparece, e são sequestrados junto com as demais pessoas.

Os bajadores são bandidos que roubam de outros bandidos, capturando os imigrantes ilegais na fronteira como uma forma de conseguir dinheiro. Eles levam todos para uma casa como cativeiro, e fazem todas as vítimas ligarem para seus parentes ou empregadores para quem estão vindo trabalhar. Apesar de pedirem pouco dinheiro, as ligações são constantes com a promessa de libertação. Quando o dinheiro para de ser depositado, a pessoa é descartada. Esses indivíduos costumam entrar ilegalmente no país justamente pela falta de verba sua e da família. Assim, já pode-se concluir o final que muitos desses imigrantes acabam tendo nas mãos dos bajadores.

A mãe de Krista, Nita Morales, não acredita no sequestrado da filha, já que recebeu ligações pedindo o depósito de apenas quinhentos dólares. Para ela, esse não é o tipo de valor que um sequestrador pediria, mas sim uma forma do casal extorquir a mãe para conseguir algum dinheiro. Desconfiada, Nita contrata Elvis Cole para descobrir o que realmente está acontecendo.

O problema é que durante suas investigações e tentativas de encontrar o casal, o próprio Cole será sequestrado pelas mesmas pessoas. É então que seus amigos, Joe Pike e Jon Stone terão que continuar as investigações e encontrar Cole e os jovens antes que seja tarde demais.


A narrativa é realizada tanto em primeira, como em terceira pessoa. Quando acompanhamos Cole vemos tudo através de seu ponto de vista, em primeira pessoa. Já os capítulos que são narrados por Stone, Pike ou Krista, são desenvolvidos em terceira pessoa.

Apesar de sabermos de início que Cole será sequestrado, a escrita de Robert Crais não nos deixa desanimar. Para mim, era quase impossível dizer ''ok, vou ler só esse capítulo agora'', porque os fatos e a investigação eram tão envolventes que era difícil ler e não ficar curioso para com os próximos acontecimentos.

Acredito que o problema de ter me demorado um pouco na leitura foi a minha confusão inicial até conseguir entender e conectar alguns pontos. Digo isso porque tínhamos bandidos que traziam os imigrantes ilegais para trabalharem para outras pessoas que também possuíam seu tipo de negócio ilegal, e no meio de tudo isso, os bajadores pagavam e compravam informações de outras pessoas que também estão inseridas nesse tipo de negócio. Então havia toda essa questão de nomenclatura, quem rouba de quem e quem compra as referências de quem, o que acabou me embaralhando um pouco em determinados momentos, apesar de a leitura ser muito fluída.


Os três investigadores que nos são apresentados nessa obra são ótimos. Como já é de se esperar, todos tem a sua genialidade e maneiras de procurar as pistas para resolver o caso, mas acredito que Jon Stone consegue ser um dos destaques. Ele tem uma personalidade muito jovial apesar dos muitos fatos de guerra já presenciados, e seus dizeres engraçados em alguns momentos são o que trazem um pouco de humor a obra. 

É perceptível a antipatia que Nita nutre por Jack, mesmo sem conhecer o rapaz. Inicialmente, até o próprio leitor fica se perguntando quem é o garoto, sua família ou de onde ele vem. As respostas a respeito de Jack Berman começam a chegar apenas da metade pro final do livro, e surpreendem e nos sensibilizam a ponto de pensar que se a mãe de Krista conhecesse realmente o rapaz assim como a filha, ela saberia que ele não é uma ameaça ao futuro da garota. 

O tema utilizado pelo autor para desenvolver a trama é inovador, já que as quadrilhas de bajadores realmente são reais e atuantes em diversos locais. Acredito que muitos, assim como eu, não tinham conhecimento sobre esses tipos de crimes, então tornou-se muito interessante poder descobrir mais a respeito disso. 

Como esse é o primeiro livro que leio do autor, tenho agora curiosidade para conhecer suas demais obras e desvendar mais casos. Sou fã de suspenses policiais, então posso dizer que Sequestrados me apresentou uma questão nova com uma escrita fluída e envolvente, e recomendo a leitura para todos os fãs do gênero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!