16 de janeiro de 2015

Resenha | Extraordinário - R.J. Palacio

Título: Extraordinário
Autor: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2013
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.









August Pullman ou apenas Auggie nasceu com uma síndrome genética que deixou como sequela uma deformidade facial. Como consequência, ele já passou por vinte e sete cirurgias desde que nasceu, o que acabou lhe tirando a chance de viver como uma criança normal e frequentar a escola.
''Aliás, meu nome é August. Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior.''

Agora, aos dez anos de idade, Auggie terá a chance de estudar em um colégio de verdade. O único problema será aprender a conviver com outras crianças, que por muitas vezes são preconceituosas com sua aparência e acabam se distanciando do garoto. Em um ano todos passarão por um processo de aceitação e descobrirão que conviver com as diferenças é sempre bom, pois não somos todos iguais.

O livro é narrado em primeira pessoa e por partes, então em cada uma delas temos um personagem diferente nos apresentando os fatos, como o próprio August, seus colegas, sua irmã Olivia (Via) e seus amigos. Este ponto foi muito importante na história em si, pois o livro inteiro não é voltado apenas a Auggie, pois Via está começando o Ensino Médio em uma escola nova, e suas melhores amigas parecem distantes e mudadas.

A autora conseguiu abordar e conciliar muito bem as fases de transição na vida dos dois irmãos. Ambos são ''novos'' na escola, cada um em suas circunstâncias, mas mesmo assim passam pelo processo de adaptação. Via entende que August sempre foi a prioridade na vida de todos, mas nessa nova etapa da adolescência ela sente-se insegura em relação ao irmão e as amizades, e passa a descobrir um pouco mais sobre si mesma. 

Como temos apenas crianças e adolescentes narrando o livro, a linguagem é superfácil e a leitura é fluída. Dessa forma, acredito que o livro deveria ser levado as salas de aula, pois ele traria uma grande lição para as crianças, já que o tema principal do livro é superar as desigualdades e esquecer os preconceitos, agindo sempre com gentileza para com os outros.

O livro tem tamanha importância pois consegue nos fazer refletir e repensar alguns preceitos que usamos em nosso dia a dia. É uma leitura super recomendada para podermos pensar e nos tornamos pessoas melhores em nossas ações.
'' - Mas a melhor maneira de medir quanto vocês cresceram não é por centímetros, nem por quantas voltas conseguem dar na pista, ou mesmo por sua média de notas, embora essas coisas, sem dúvida, sejam importantes. A melhor medida é o que vocês fizeram com seu tempo, como escolheram passar os dias e quem cativaram. Para mim, essa é a melhor medida do sucesso.''


5 comentários:

  1. Rafa, eu vou postar resenha de Extraordinário hoje também! Achei uma coincidência incrível *-*
    Espero sua visita lá para podermos comparar opiniões.

    Gostei bastante da sua ideia de levar esse livro para a sala de aula, os capítulos têm a forma excelente para essa proposta!

    Adorei o livro, assim como você, e gostei muito da transformação final: não somos iguais! E devemos sempre ser gentis.

    Beijos, Feliz 2015!
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iza!
      Já conferi sua resenha, e adorei seu ponto de vista em relação ao livro, sendo que concordamos em diversos aspectos. Acredito que devemos aprender a conviver com as diferenças, e ser gentis acima de tudo. Essas lições que o livro nos transmite são realmente de grande valor.
      Beijos!

      Excluir
  2. Cada resenha que eu leio fico mais curiosa para ler esse livro!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Aah, esse livro <3
    Eu praticamente devorei o livro e chorei rios no final rsrs
    Adorei sua resenha e seu blog, não pude deixar de seguir ^^
    Abraços!!
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme!
      Livro maravilhoso e amado *-*
      Obrigada pela visita e volte sempre ;)
      Abraços!

      Excluir

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!