22 de janeiro de 2015

Biografia Literária | Suzanne Collins

Heey peoples!
Hoje trago mais um post da coluna Biografia Literária com uma autora que ganhou meu coração: Suzanne Collins.



Nome: Suzanne Marie Collins

Nascimento: 10 de Agosto de 1962 - Connecticut, Estados Unidos

Nacionalidade: Americana
















Suzanne Collins nasceu em Hartford - Connecticut, Estados Unidos. Ela Estudou na Escola do Alabama e se formou em escrita dramática pela New York University. Iniciou a carreira em 1991, quando começou a trabalhar em programas infantis da Nickelodeon, incluindo o indicado ao Emmy, Clarissa Explains it All e The Mystery Files of Shelby Woo. Ela também co-escreveu o especial de Natal Santa, Baby! com seu amigo, Peter Bakalian, que foi indicado para o prêmio WGA em Animação. Enquanto trabalhava em um show chamado Generation O! da Kids WB, ela conheceu o autor e ilustrador infantil James Proimos, que falou para ela dar uma chance aos livros infantis, sendo essa a inspiração para ela começar a escrever seus próprios livros para o público jovem.

Refletindo sobre Alice no País das Maravilhas, Suzanne percebeu o quão pastoril o ambiente deve parecer para as crianças que vivem em ambientes urbanos, porque em Nova York você está mais propenso a cair um bueiro do que em um buraco de coelho e, caso você caia, não irá encontrar uma festa de chá. O que você encontraria? Essa foi a inspiração para criar a série The Underland Chronicles (As Crônicas do Subterrâneo), que se tornou um best-seller do New York Times.

A inspiração para sua aclamada série The Hunger Games (Jogos Vorazes), veio quando ela assistia TV: mudando de canal, ela viu um reality show que se passava ao mesmo tempo em que outro canal transmitia cenas da Guerra do Iraque. Ela ainda inseriu um contexto de mitologia grega nessa mistura para então criar a trilogia, que teve sua adaptação cinematográfica lançada no início de 2012.

Seu novo livro ilustrado, Year of the Jungle, foi lançado em 2013, e é baseado no período em que seu pai esteve na Guerra do Vietnã.

Atualmente a autora vive em Connecticut, com o marido e os dois filhos. Seus livros já venderam mais de 85 milhões de cópias no mundo todo.


Bibliografia

  • As Crônicas do Subterrâneo
Gregor The Overlander (2003) - Gregor O Guerreiro Da Superfície
Gregor and the Prophecy of Bane (2004) - Gregor e A Segunda Profecia
Gregor and the Curse of Warmbloods (2005) - Gregor e A Profecia de Sangue
Gregor and the Marks of Secret (2006) - Gregor e As Marcas Secretas
Gregor and the Code of Claw (2007) - Gregor e O Código da Garra


































  • Jogos Vorazes
The Hunger Games (2008) - Jogos Vorazes
Catching Fire (2009) - Em Chamas
Mockingjay (2010) - A Esperança






















  • Demais Obras
Fire Proof: Shelby Woo #11 (1999)
When Charlie McButton Lost Power (2005)
Year of the Jungle (2013)

2 comentários:

  1. Hoje vi no facebook uma publicação de uma fala épica da Suzanne. Ela disse "Não escrevo romance para adolescentes. Escrevo guerra para adolescentes" :P Amo essa mulher!

    ResponderExcluir

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!