4 de novembro de 2015

Resenha | Os Bons Segredos - Ann Leary

Título: Os Bons Segredos
Autor: Ann Leary
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 384
Ano: 2015
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Hildy Good é uma caipira chique que sempre viveu numa histórica comunidade da região da costa norte de Boston. Ela sabe quase tudo sobre todo mundo. Hildy é descendente de uma das bruxas de Salém, e acredita-se que ela possa ter herdado alguns dons paranormais. 
Não é verdade, claro; ela apenas é boa em decifrar as pessoas. Hildy é boa em várias coisas, aliás. É uma bem-sucedida corretora de imóveis, mãe e avó. Seus dias são atarefados, mas suas noites têm sido solitárias desde que suas filhas, convencidas de que a mãe estava bebendo além da conta, a mandaram para uma clínica. Agora ela está em recuperação — ou não. 
Os Bons Segredos é ao mesmo tempo cômico, triste e mordaz. Um clássico tipo de história que revela os segredos de uma cidade pequena, esse espirituoso romance vai ficar na memória do leitor até muito tempo depois de terminada sua leitura.


Após ler na capa a seguinte frase, ''É impossível provar que não se é uma bruxa'', acabei criando uma expectativa de haver um quê sobrenatural na história. Mas não foi o que aconteceu, já que o livro é, na verdade, um romance.

Conheceremos Hildy Good, corretora de imóveis, mãe e avó, uma mulher madura na casa dos 60 anos. Ela é ótima em ler as pessoas, e é aí que o fato ''bruxaria'' entra na história. Sarah Good, uma de suas ancestrais, era considerada uma das Bruxas de Salém. Sendo assim, muitos acreditam que seu dom provém de sua descendência sobrenatural, quando na verdade, Hildy nos explica que aprendeu todos os truques com sua tia.

Como corretora, a vida diária de Hildy é bastante agitada. O problema é que à noite ela se sente muito sozinha, então acaba por se render a uma ou duas taças de vinho. Faz cerca de um ano que ela saiu de uma casa de recuperação de alcoólicos, para onde suas filhas a enviaram, ao acreditarem que a mãe bebia um pouco mais do que o normal.


Após vender uma casa para uma nova família que chega na cidade, Hildy começa uma amizade com a mãe e esposa Rebecca. Aos poucos, suas noites solitárias passam a ter a companhia de sua nova amiga, além de um bom vinho.

Mas, como nem tudo são flores, quem sabe essa possa não ser uma amizade saudável, pois a partir daí alguns segredos começam a surgir e, acima de tudo, precisam ser guardados.

Com um clima agradável de cidade pequena, Os Bons Segredos trará uma trama permeada por segredos, que podem se tornar mais difíceis de serem mantidos quando se vive em uma cidadezinha onde todos se conhecem e sabem o que cada um faz da vida.


Leary soube narrar a história com maestria, pois ela não levou o enredo através de uma linhagem única, como era de se esperar. Pela premissa, imaginamos que toda a obra girará em torno da amizade e do segredo existente entre Hildy e Rebecca.

Fugindo do convencionalmente esperado, a autora me agradou e me encantou muito ao abordar todos os aspectos da vida cotidiana de Hildy. Conhecemos seu trabalho como corretora, seus clientes e a forma como lida com seus negócios em meio a crise econômica que vem abalando o mercado imobiliário, além de seu relacionamento familiar e com o neto. Há ainda um romance no desenrolar da história com um amigo da protagonista, que já foi também um dos seus amores adolescentes.

Ainda sim, a autora soube trazer um tema importante a obra: o alcoolismo. Como muitas vezes não convivemos com quem sofre desse problema, é difícil para nós sabermos as atitudes de tais pessoas. A maneira como negam que precisam de ajuda, sempre admitindo que tudo está bem, quando na verdade, muitos acabam tendo lapsos assim como a protagonista, em que ocasionalmente fazem coisas enquanto estão em seu estado de embriaguez, sem lembrar depois de nenhuma atitude e problema causado. Ao mesmo tempo em que é triste ver a maneira como a bebida afeta a vida de muitas pessoas, torna-se também interessante ver esse lado da realidade que por vezes acabamos por não conhecer.


Apesar disso, diria que o que realmente nos move para chegar ao fim das páginas são as confidências da história. Mesmo com o segredo entre Hildy e Rebecca já sendo apresentado a nós no decorrer do livro, a curiosidade vem por querermos saber de que forma tudo terminará.

Tenho de admitir que o final acabou por me deixar entristecida, já que as atitudes de alguns protagonistas acabou levando outros a pontos extremos. Acontecimentos poderiam ter sido evitados se alguns personagens não estivessem tão focados em si mesmos, ao invés de mudar e pensar também nas consequências daquilo que estavam fazendo para com o outro.

Se você, assim como eu, vive em uma cidade pequena, ou gosta de histórias que trazem alguns mistérios, Os Bons Segredos é uma ótima pedida. Da mesma forma que traz temas sérios como o alcoolismo, Ann Leary consegue nos envolver na vida de Hildy Good, e eu espero que vocês também tenham a chance de conhecê-la a fim de compreender todos os seus segredos.

Um comentário:

  1. Rafa, não sei se gostaria desse livro.
    a temática não me chama muito a atenção e o enredo também não, infelizmente.
    Eu sei um pouco de como é conviver com alguém que tem problemas com alcoolismo, pois meu tio é assim. Apesar de não ser uma pessoa ruim, já me irritei profundamente com ele e com a maneira que continua vivendo. Minha tia, definitivamente, não precisa disso, sabe?

    Enfim, fico feliz que a leitura tenha te agradado. Não sei como é ler com uma narradora mais velha, afinal, como nós, leitores, podemos nos identificar?

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!