25 de fevereiro de 2015

Resenha | Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Título: Jogos Vorazes - Trilogia Jogos Vorazes, Livro 1
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 400
Ano: 2010
Adicone: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

No lugar da antiga América do Norte surgiu um país chamado Panem, inicialmente formado por treze distritos unidos. Esses distritos acabaram então fazendo um levante contra a capital, período que ficou conhecido como Dias Escuros, época em que o décimo terceiro distrito foi extinguido. Surgiram então novas leis para deixar claro a subordinação dos distritos à Capital, e foi nesse momento que surgiram os Jogos Vorazes. Nesses jogos cada distrito deve ceder um garoto e uma garota de doze a dezoito anos, que são colocados em uma arena para lutar até a morte, e o vencedor é aquele que conseguir sobreviver.

Katniss Everdeen tem dezesseis anos é uma moradora do empobrecido Distrito 12, onde vive com sua mãe e sua irmã Prim, de apenas doze anos. Seu pai morreu trabalhando nas minas, e desde então ela vem sustentando a família através da caça ''ilegal''. Katniss não esperava que Prim fosse sorteada como tributo para a 74ª edição dos Jogos Vorazes e, sem saber o que fazer, ela acaba se oferecendo no lugar da irmã. Já o garoto sorteado é Peeta Mellark, filho do padeiro. Isso só piora as circunstâncias, já que Katniss sente-se em dívida com Peeta devido a acontecimentos do passado, e sente-se incapaz de pensar em matá-lo para permanecer viva.
''Porque ele? Eu me pergunto. Então, tento me convencer de que isso não tem importância. Peeta Mellark e eu não somos amigos. Nem mesmo vizinhos. Nós não conversamos. Nossa única interação real aconteceu anos atrás. Provavelmente ele já até esqueceu. Mas eu não, e jamais esquecerei...''    Pág. 33

Presos pela Capital a um jogo que é do desagrado de ambos, eles agora terão de lutar para se manterem vivos e retornarem para seu distrito como vencedores. Mas sobreviver pode não parecer uma tarefa tão simples.

Tudo o que posso dizer é que me apaixonei por Jogos Vorazes e estou sem palavras para descrever o quanto essa história mexeu comigo. 

A trama é focada na relação Capital x Distritos, que é o ponto de conexão de toda a trilogia. A 74ª edição dos Jogos Vorazes é o acontecimento principal desse primeiro livro, permeado por muita ação. O romance contido na obra nos proporciona uma sensação de leveza em meio ao caos que são os Jogos, fazendo o leitor torcer para que todos os dramas presentes no livro terminem de uma forma que não quebre nossos corações.

Nas entrelinhas da história percebe-se as críticas sociais que Suzanne adicionou a obra. Como exemplo temos a autoridade da Capital em relação aos moradores dos distritos, que são sempre desfavorecidos pela sua sanguinariedade, diferentemente do povo da própria Capital, que vive tranquila apenas com suas preocupações fúteis. 

A obra é tão bem escrita que você não tem vontade de largá-la apenas para saber quem será a próxima vítima desse jogo de sobrevivência, fazendo com que o livro seja devorado em pouco tempo. 

Se você, assim como eu, ainda não havia lido essa trilogia maravilhosa, eu recomendo que corra e leia, para não se arrepender depois!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!