13 de julho de 2014

Resenha | Álbum de Casamento - Nora Roberts


Título: Álbum de Casamento - Quarteto de Noivas, Livro 1
Autora: Nora Roberts
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Ano: 2013
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Quando crianças, as amigas Parker, Emma, Laurel e Mac adoravam fazer casamentos de mentirinha no jardim. E elas pensavam em todos os detalhes. Depois de anos dessa brincadeira, não é de surpreender que tenham fundado a Votos, uma empresa de organização de casamentos bem-sucedida. Mas, apesar de planejar e tornar real o dia perfeito para tantos casais, nenhuma delas teve no amor a mesma sorte que tem nos negócios. Até agora. Com várias capas de revistas de noivas no currículo, a fotógrafa Mac é especialista em captar os momentos de pura felicidade, mesmo que nunca os tenha experimentado em sua vida. Por causa da separação dos pais e de seu difícil relacionamento com eles, Mac não leva muita fé no amor. Por isso não entende o frio na barriga que sente ao reencontrar Carter Maguire, um colega de escola com o qual nunca falara direito. Carter definitivamente não é o seu tipo. Professor de inglês apaixonado pelo que faz, ele cita Shakespeare e usa paletó de tweed. Por causa de uma antiga quedinha por Mac, fica atrapalhado na frente dela, sem saber bem como agir e o que falar. E mesmo assim ela não consegue resistir ao seu charme. Agora Carter está disposto a ganhar o coração de Mac e convencê-la de que ela é capaz de criar suas próprias lembranças felizes.

Álbum de Casamento é o primeiro livro da série Quarteto de Noivas. Depois de crescer em meio a organização de casamentos de mentirinha, as amigas transformaram a brincadeira em profissão criando a Votos, uma empresa de organização de casamentos. Parker é quem cuida de todos os detalhes dos casamentos, Emma é a florista da empresa, Laurel a doceira e Mackensie a fotógrafa.

O foco nesse primeiro livro é Mackensie Elliot. Com um pai ausente e uma mãe que sempre aparecia com um namorado novo, a infância de Mac não foi das mais fáceis. No seu aniversário de 8 anos, seu pai lhe enviou uma câmera Nikon. Inicialmente Mac carregava a câmera de um lado para o outro apenas para irritar sua avó que reclamava que esse presente não servia para uma garota da idade dela. Cansada das mesmas participações nos casamentos de mentirinha, ela foi escolhida como fotógrafa oficial da brincadeira, e foi então que tudo mudou.
''Tudo isso estava diante de Mac, mas algo também aconteceu dentro dela. Suas três amigas estavam reunidas debaixo do caramanchão coberto de rosas brancas, formando um trio de meninas bonitas. Um instinto qualquer fez Mac mudar de lugar só um pouquinho, inclinando ligeiramente a câmera. Ela não sabia que aquilo era uma composição, só achou que, pelas lentes, ficava mais bonito assim.Então uma borboleta azul cruzou seu campo de visão e foi pousar no ramalhete de flores amarelas que Emma segurava. Ao mesmo tempo, os três rostos debaixo das rosas brancas revelaram uma expressão de surpresa e prazer.Mac apertou o botão.Dessa vez tinha certeza de que a imagem não ia ficar desfocada, escura, sem definição ou descolorida. Seu polegar não taparia a lente. Sabia exatamente como a foto ia ficar, sabia que a avó, no fim das contas, estava errada.''

Os problemas da infância refletiram-se na personalidade de Mac quando adulta. Ela tornou-se uma mulher forte e independente, porém desacreditada em relação ao amor. Mas tudo muda quando ela reencontra Carter Maguire, um antigo colega de escola que já teve uma quedinha por Mac. Carter é fofo, nerd, carinhoso e atencioso (e usa paletó de tweed), mas não é o tipo dela.

O livro é narrado em terceira pessoa, sendo que dessa forma temos acesso a visão de Mac e a de Carter em relação aos acontecimentos. O cuidado com os detalhes na descrição de algumas cenas é outro fator que enriqueceu o livro.

Um ponto que me conquistou durante a leitura foi as relações que Nora conseguiu estabelecer. O foco não está apenas na vida amorosa de Mac, mas sim na sua relação com a mãe e com as amigas. Ao mesmo tempo que explora os medos de Mac em relação a Carter, ela consegue desenvolver o difícil relacionamento entre mãe e filha, fazendo com que Mac aprenda a lidar com essa situação.

A amizade construída entre Parker, Emma, Mac e Laurel é digna de elogios e um exemplo a ser seguido. A paixão que elas mostram pelo emprego escolhido e pelo cuidado que tem com cada cliente que passa pela Votos é um ponto que tornou a leitura ainda mais apreciável.

Nora soube escrever um romance leve e engraçado com maestria. O livro é uma indicação para todos que amam ler um bom romance, sendo que eu já estou surtando para ler o próximo volume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!