5 de agosto de 2015

Resenha + Promoção | Scanner - Walter Jury & Sarah Fine

Título: Scanner - Trilogia Scanner, Livro 01
Autor: Walter Jury & Sarah Fine
Editora: Jangada
Páginas: 328
Ano: 2015
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Tate não se dá bem com o pai. Ele não compreende por que é tão pressionado para ser o melhor em tudo. Ele só começa a entender para o que o pai o preparava quando furta uma de suas estranhas invenções - um misterioso dispositivo tecnológico com o poder de identificar, pela luz, quem são os alienígenas entre nós - e mercenários armam uma emboscada em sua escola, matando o pai e obrigando Tate a fugir de aliens com aparência humana. Tate só pode contar com seus próprios conhecimentos e habilidades e isso pode não ser suficiente para salvá-lo quando ele é lançado numa guerra secreta entre espécies. Ajudado apenas pela namorada e a mãe, com inimigos poderosos fechando o cerco em torno dele, Tate inicia uma corrida frenética para desvendar o segredo por trás da invenção do pai e impedir que ela caia em mãos erradas, colocando em risco a existência da espécie humana.


Scanner é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome, escrita em parceria entre Sarah Fine e Walter Jury (pseudônimo de Pouya Shahbazian, um dos produtores do filme Divergente).

Tate Archer é um garoto de 17 anos que vive com o pai, apesar da relação conturbada entre eles. Tate não gosta muito do pai pois se sente muito pressionado para ser melhor em tudo que faz, sendo que o rapaz já fala onze línguas, é um gênio em química e é ótimo em artes marciais, e mesmo assim seu pai ainda não está satisfeito com o desempenho do filho, e faz ele se esforçar cada dia mais, sem contar sua namorada, Christina, que o pai nunca fez questão de conhecer. A justificativa é que ele está sendo preparado para uma responsabilidade familiar futura, ainda incerta para o garoto.

Como o pai de Tate é cientista e trabalha em casa, a forma que o garoto encontrou para rebelar-se da rigorosidade foi encontrar meios de invadir seu laboratório, descobrindo a respeito das invenções do pai. Em uma de suas invasões, Tate encontra um dispositivo que ele desconhece o uso, mas decide roubá-lo e levá-lo para a escola.

O dispositivo acabará exposto e será alvo de brincadeiras de seu amigo, e então os problemas maiores iniciarão. O aparelho em questão é um scanner, e sua função é distinguir os seres humanos dos alienígenas, denominados H2. Quando ligado, o reflexo da pessoa poderá ser azul (para humanos), ou vermelho (para H2), identificando assim a diferença.


Quando nota o desaparecimento do dispositivo, o pai de Tate vai atrás dele na escola para recuperar o perigoso scanner, mas já é tarde demais. Uma equipe armada aparece e começa a persegui-los, e na tentativa de fuga, seu pai é atingido por uma bala. Enquanto Christina tem de dirigir para tirá-los dali, Tate escuta as últimas palavras de seu pai, que tenta explicar ao filho um pouco sobre o scanner, os alienígenas, a gravidade da situação e o risco que eles correm. O problema é que ele morrerá sem concluir tudo que tinha a dizer, deixando o casal confuso e deslocado. Tate acabará encontrando-se com sua mãe, que também ajudará na árdua missão de fugir do Núcleo para proteger e descobrir a real utilidade da invenção de seu marido. 

Aqui, a maior parte da população mundial já é composta de H2, porém, as pessoas não sabem que são realmente alienígenas. É como acordar em determinado dia e descobrir que você não é, na verdade, humano. Isso se deve ao fato de eles terem chegado com suas naves na Terra muitos anos atrás, e ao invés de tomarem o poder, decidiram se misturar ao restante dos cidadãos, aumentando gradativamente ao longo dos anos a sua numerosidade. Todos esses fatos são um segredo escondido por anos dos indivíduos, e os únicos que sabem a respeito são duas organizações, sendo uma delas o Núcleo, que são os H2 mais poderosos e comandantes, que perseguirão Tate, Christina e sua mãe, a fim de obter o scanner a todo custo.

A narrativa é realizada em primeira pessoa pelo Tate, então apesar das revelações importantes que vão surgindo ao longo do livro, existe um ar de leveza, masculinidade e humor pelo fato de ser um adolescente relatando os acontecimentos. Além desse fator, outro que traz grande fluidez a história é ação presente do início ao fim. Como os três estão sempre fugindo, o leitor consegue ficar preocupado se quem sabe eles serão pegos em cada nova rota, o que nos faz virar ainda mais avidamente as páginas.


Apesar de não ser o foco do livro, existe o romance jovem entre Tate e Christina. Ao decorrer da história a relação irá ficar conturbada, mas Tate sempre estará perto da namorada para protegê-la de todos, já que ela também se arriscou e salvou sua vida em diversos momentos.

Esse foi um dos fatores que me fizeram gostar dos protagonistas, já que apesar de terem sido jogados no meio de toda a confusão, eles não ficam muito de mimimi, se lamentando por tudo. Demonstram sua força ao seguir adiante, principalmente Christina, que apesar das dúvidas de todos e dos riscos constantes não se importa de dar o melhor de si e ajudar no que for preciso, independente dos julgamentos.

Também é possível ver a difícil relação familiar de Tate. De início, vemos um Tate que se sente pressionado pelo pai para ser o melhor, o que só lhe causa muita revolta. Depois, com a morte do pai e entendendo o porquê de ser tão cobrado, é possível notar que ele se sente culpado por essa rebeldia e pelos problemas que causou. Todo o esforço imposto ao garoto tinha um objetivo, e isso é perceptível ao longo da história, já que será colocado em prática o que aprendeu, principalmente em relação a química.

Já a relação com a mãe também é inicialmente conturbada. Ele não sabe se pode confiar realmente nela devido ao fato de que ela não demonstra emoções com alguns acontecimentos, além do fato de ter deixado-o para trás com o pai no momento do divórcio.


Acredito que a melhor parte do livro para mim foi o final. O que começa apenas como mais uma das muitas cenas de ação, toma um rumo crucial para a história devido as informações que serão apresentadas para Tate. A cena se desenvolve tão rapidamente, que tanto o leitor como o protagonista não conseguem parar para pensar nas informações naquele momento. Ao terminar o livro e refletir a respeito, senti como se tivesse levado um tapa na cara, como se os autores dissessem que infelizmente nossa mente e a de Tate estavam correndo na direção oposta, focando no problema errado.

Esse gancho da reflexão e de buscar o objetivo correto dará um novo gás a trama no segundo volume, que estou ansiando para ler apesar de já conectar alguns possíveis pontos do enredo.

Pra quem quiser conferir um pouco mais a respeito da minha opinião, não deixe de assistir o vídeo.



Se você ficou curioso com relação ao livro, essa é a sua chance de poder conhecer a história de Tate e a luta entre humanos e alienígenas. Em parceria com a Editora Jangada, o blog sorteará um exemplar de Scanner.


REGRAS:

- Ter endereço de entrega no Brasil;
- Preencher as entradas obrigatórias;
- O sorteio terá início dia 05/08, e término no dia 31/08;
- O ganhador terá um prazo de 48h para responder o e-mail de contato;
- O envio do prêmio será realizado pela Editora Jangada, sendo que o blog e a Editora não se responsabilizam por extravio ou perda por conta dos Correios.

Boa sorte!

a Rafflecopter giveaway

43 comentários:

  1. oie como vai?
    aaaahhhh esse livro, lembro que quando vi a capa fiquei louca pra ler, uma pena que a grana curta ainda nao me permitiu, participando da promoção vai que dou sorte.

    ResponderExcluir
  2. Oh my God!!! Aliens, apesar do medo de ser abduzida (Brinks) amo eles, estou bastante curiosa ainda mas com a sua resenha, adorei
    Beijos
    Com certeza vou tentar a sorte beijos
    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    O livro me interessou muito tanto que vou participar do sorteio. Então boa sorte para mim... ( Nunca ganho risos)

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de dizer que essa capa é simplesmente uma das mais lindas que eu já vi.
    Adorei a resenha e a premissa me atraiu bastante.
    Já estou participando do sorteio e espero muito ganhar!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esse livro chamou muito a minha atenção!
    Espero ler um dia!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Confesso que apesar de parecer interessante, não curto muito esse gênero, então essa dica eu vou deixar passar.
    A capa tá linda!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo b em?
    Achei a capa desse livro maravilhosa e a premissa dele está muito interessante então óbvio que eu vou participar do sorteio!
    Espero muito ganhar esse livro, pois preciso conhecer melhor essa história.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Rafaela!
    como gosto do estilo e tem ação, ficção e muita movimentação, fiquei bem interessada pelo livro.
    A capa é bem sugestiva e sua opinião aguçou minha curiosidade.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    Uma semaninha mais que abençoada!
    “Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.”(Machado de Assis)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  9. Oi Rafaela, eu não conhecia o livro ainda e fiquei bem feliz de saber dele agora, amei a premissa! E já estou participando do sorteio :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Com perdao da palavra,mas achei essa premissa foda, essa coisa de alienigenas,perseguicao e acao o tempo todo me deixa obsecada pela historia.Espero conseguir ler essa trilogia.

    Amei a sua resenha,me deixou bem curiosa.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. poxa, tua resenha ficou bem completinha, cheia de elogios à trama, e não é que me empolguei e quero ler??? ^^
    Eu gostei da premissa, parece ser realmente um sci-fi bacana e interessante... fiquei curiosa em saber que final foi esse que te deixou tão impactada :D

    ResponderExcluir
  12. Olá, Rafa. Bem interessante a premissa deste livro, não o conhecia e achei a capa linda. A história parece ser bem legal para quem gosta do gênero!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Nossa adorei o livro, ainda não conhecia mas fiquei com a sensação de que tenho que ler, parece ser muito bom, me lembra até a dinâmica de filmes, adorei só pela resenha.

    ResponderExcluir
  14. Sempre fui apaixonada por histórias deste tipo. Aliens e abdução são assuntos que amo. Pelo que vi aqui tem tudo pra me deixar empolgada. Gostei de conhecer a história. A trama me encantou. vou ver se consigo ler. Espero que seja logo.
    Beijos.
    Elizabeth Machado de Salles
    elizabethmsalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olha, eu não muito fã desse gênero viu. O namorado da minha amiga que é fissurado nessas coisas de Aliens e tals. Talvez eu devesse mostrar pra ela dar de presente pra ele. HAHA.

    ResponderExcluir
  16. Eitaaaaa! Vou me inscrever nesse sorteio, pq fiquei curiosíssima em saber o que é que de tão impressionante acontece nesse fim de livro! Socorro, preciso saber! Huahahuahau

    ResponderExcluir
  17. Oi Rafa,
    Fiquei apaixonada por este livro e sua resenha só fez confirmar o que já imaginava.
    Claro que irei participar do sorteio :D

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus, eu estou encantada por esse livro, sou suspeita para falar porque sou apaixonada por qualquer tema a respeito de alienígenas (eram os deuses astronautas) e por ai vai rsrs, você me deixou mega curiosa para saber o final do desfecho deste livro, participando e na torcida de ganhar essa maravilha :)

    e-mail: carol.passador@yahoo.com.br

    beijoss e sucesso para o blog!

    ResponderExcluir
  19. Oii! Estou muito na onda de ficção científica e o livro me chamou muito atenção. Sua resenha só enfatizou minha vontade de ler. Vou participar com certeza.

    Beijos,
    Palavras Radioativas.

    ResponderExcluir
  20. A premissa do livro não me atraiu, não é um estilo que eu goste, logo não me chamou atenção e nem a capa.
    Dessa vez passo a dica.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Ainda não sei o que sentir em relação ao livro, teho medo de alienígenas hahaha...por isso não participarei da promo...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu amo Ficção científica e vi coisas maravilhosas nessa resenha!!

    Não me lembro de ter lido nada com alienígenas assim como este livro. Vou começar por este com toda a certeza.
    Outra coisa, esta capa está um escândalo!! Achei lindíssima!!

    Adorei tudo, adorei seu blog e seu canal!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Fiquei curiosa, amei o sinopse.

    ResponderExcluir
  24. Olá; eu ainda não conhecia o livro e de início já achei a capa muito bonita. Gostei da resenha, parece que a história é super interessante, estou curiosíssima para ler.

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Eu sou apaixonada por ficção, então o tema do livro me atraiu desde o lançamento. Ainda não solicitei ele pra editora, e depois da sua resenha, vai ser o próximo da lista com certeza. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  26. Oiiii,
    esse é um livro que eu não leria, tenho gastura de aliens e coisas do tipo,
    pânuco, pavor, paúra, nojo, sei lá argh! fico fora dessa
    beijos
    Kris - Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo ler livros assim e que eu me lembre nunca li nada sobre alienígenas e por isso fiquei bem curiosa com esse livro, além disso a premissa é bem interessante e os personagens parecem ser ótimos. Enfim, gostei muito da sua resenha e vou tentar a sorte :3

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. oi ^^
    a premissa é interessante, mas não são todos os livros nesse estilo que eu leio. acho que passaria a leitura no momento.
    não é pq eu não gosto de aliens sabe? eu até gosto em certo ponto, mas esse não me chamou atenção.
    http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Participando! :)

    Maisa
    maisam@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Gostei da sinopse e adoro esse estilo de livro, ahh a capa tbm está muito bacana!!! :D
    Participando!! e torcendo pra ganhar e poder conferir a historia toda...
    Douglas Fernandes
    douglas_bouvier@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  31. Realmente um livro muito bem escrito, amei o Denny, mas me apaixonei pelo Kellan, os dois sofreram muitoooo, por causa da indecisão daKiera, eu recomendo a todos que aprecia uma historia com muito drama e romance.
    Solange Antuano
    sol.antuano@ig.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir
  32. O livro parece ser uma aventura com muita adrenalina, uma vez que, Tate terá que proteger uma das invenções de seu pai que foi assassinado. Será que ele conseguirá impedir que algo tão importante caia em mãos erradas? O nome do livro tem tudo a ver com a história!! Participando e torcendo muito para ganhar!

    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Participando!!!
    alexandrafrancyelem2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Olá, eu ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre esse livro e gostei bastante do seu post falando sobre. Mesmo se eu não ganhar o sorteio, acho que irei comprar o livro ou pegar na biblioteca, por que eu realmente me interessei bastante. Gosto muito de livros assim e estou torcendo para eu ganhar haha Um enorme beijo

    ResponderExcluir
  35. Hello!
    Achei a capa maravilhosa, gosto mto qdo a editora consegue chamar a atenção pela capa.
    A sinopse tb já deixa a gente com vontade de ler, por ter aventura, mistério e suspense.
    É o tipo de livro que prende mto a nossa atenção e nos deixa animados a terminar logo ne?!
    Amei a dica e mto bom q vai ter o sorteio para gente pode ler tb.
    Bjus

    ResponderExcluir
  36. Muito interessante a resenha do livro. A mistura da raça alienígena foi muito inteligente da parte deles e deve ser um choque pensar que a maioria de nós não é humano.
    Muito curioso para conferir o desenrolar da história e feliz por saber que o romance é um ponto secundário da história...

    mau_diniz09@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  37. Eu não costumo ler livros com de alienígenas mas gostei da premissa. Ela me chamou atenção e estou muito curiosa para saber mais sobre essa historia.
    Achei essa capa muito bonita, espero ler esse livro e gostar.

    keliscristinaps74@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Gostei muita da premissa desse livro, me deixou muito animado para conhecer essa historia. Parece ser realmente um livro que vai prender a atenção do leitor do começo ao fim.
    Boas resenhas!

    thiagorozaferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Gostei muito dessa capa.
    Achei que se tratava de uma invasão alienígena mas pelo o que percebi eles já estão na terra a anos. Gostei dessa historia, adoro livros de ficção.
    Boa indicação de livro.

    ResponderExcluir
  40. Adoro esse tipo de livro, já fiquei aqui curiosa a beça querendo saber mais sobre esse livro.
    Vou esperar ter o segundo livro em mãos para começar a ler esse primeiro. Amei mesmo a premissa desse livro.

    thaisasilvadg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Quando vi a capa do livro não me animei, achei que a historia fosse ser chata. Mas apos ler e assistir a sua resenha simplesmente amei a premissa. Agora estou aqui querendo muito ler esse livro, a historia me chamou muita atenção.
    Parabéns pela resenha!!!

    thaisdoria@live.com

    ResponderExcluir
  42. Eu adoro temáticas sobre o sobrenatural, fantasia mundos fantásticos. Esse livro me deixou curiosa agora, porque me lembrou um roteiro de episódio de Arquivo X (eu amava e vai voltar no próximo ano).
    Quero saber como se desenvolve a história e como termina (e, se termina).
    Participando!!!!
    jaque_borchardt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!