15 de agosto de 2015

Resenha + Promoção | A Garota No Trem - Paula Hawkins

Título: A Garota No Trem
Autor: Paula Hawkins
Editora: Record
Páginas: 378
Ano: 2015
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Um thriller psicológico que vai mudar para sempre a maneira como você observa a vida das pessoas ao seu redor. Todas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d’água, pontes e aconchegantes casas. Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes – a quem chama de Jess e Janson –, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess – na verdade Megan – está desaparecida. Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos. Uma narrativa extremamente inteligente e repleta de reviravoltas, A garota no trem é um thriller digno de Hitchcock a ser compulsivamente devorado.


Lançado em junho no Brasil pela Editora Record, o thriller psicológico A Garota No Trem é o livro de estreia da autora Paula Hawkins, que já vendeu mais de 2 milhões de exemplares e está sendo muito bem comentado mundialmente. Não perdi a oportunidade e adquiri o livro para conferir o motivo de tamanho burburinho, e adianto que apesar de ser uma obra muito boa, ela acabou sendo previsível em alguns momentos.

Rachel é uma mulher na casa dos trinta anos e que tem uma vida difícil por causa do seu problema com o álcool. Foi devido a isso que ela e o marido acabaram se separando alguns anos atrás, e desde então ela tem morado de favor com uma amiga sua. Todas as manhãs ela levanta e pega o trem que a levará a Londres até seu ''emprego''. O problema é que ela já foi demitida a alguns meses e ainda não teve coragem de contar isso a amiga com quem mora, acreditando ser mais fácil manter essa farsa do que falar a verdade. 

Nessas idas e vindas o trem tem de parar em um sinal vermelho (que fica próximo do local onde ela viveu com o ex-marido), e é de lá que ela observa uma casa e seus moradores, um casal a quem ela nomeou de Jess e Jason. Rachel fica imaginando a vida deles, quais suas profissões e a maneira que se relacionam um com o outro. 


Tudo corre bem, até que um dia Rachel vê naquela casa que tanto admirava, uma cena inusitada e que lhe deixa em choque. Dias depois, ela descobre que Jess, cujo nome verdadeiro é Megan, está desaparecida. Querendo ajudar e acreditando que essa informação seja importante para encontrar Megan e desvendar o caso, ela conta a polícia a cena que viu dias antes. Porém, sendo alcoólatra e um tanto instável, Rachel não é uma testemunha confiável. 

Ainda sim ela pensa que existe algo de que precisa se recordar, já que naquela noite teve mais uma das suas crises de bebedeira e acabou esquecendo de praticamente tudo que aconteceu. Mas Rachel sabe que há alguma coisa importante a ser lembrada. 

Apesar de ser narrado sob três pontos de vista, de três mulheres diferentes, o principal enfoque é dado a Rachel, que tentará ao longo da trama montar o quebra-cabeça de suas lembranças. 


Um dos pontos que mais gostei foi a forma que a autora construiu a personalidade de ambas as protagonistas. Aos poucos, com o desenrolar do enredo, Hawkins vai trazendo à tona o triste passado delas, e consegue demonstrar para o leitor a forma como tais acontecimentos influenciaram essas personalidades e as tornaram quem são hoje. É como se elas fossem pessoas reais que passaram por algo que as modificou profundamente, apesar de que isso também não pode ser usado como desculpa para algumas de suas atitudes. 

Tenho de admitir que o livro teve sim um pouco de previsibilidade. Leitores atentos poderão perceber que no decorrer das 100 primeiras páginas, a autora irá oferecer algumas pistas do que pode ser a grande revelação final, e ligando alguns pontos principais, é possível chegar a uma conclusão antes do término do livro. 

A cena final, em si, também me foi um tanto quanto provável. Quando a mesma se iniciou, já imaginei a forma como terminaria, e foi apenas questão de páginas para que os fatos por mim imaginados tomassem forma. Isso aconteceu porque já li desfechos parecidos em outras obras. Digo isso porque há um tipo um tanto quanto típico de protagonista, que viveu tantos males e acabou por chegar ao seu limite, e a partir daí toma atitudes que ninguém espera. 


Tudo isso não tira o mérito do livro. A escrita fluída e envolvente da autora, juntamente com os fatos e mistérios que precisam ser lembrados e desvendados tornam a leitura impossível de ser interrompida antes do final. Para quem ama thrillers psicológicos ou pretende iniciar a leitura do gênero, a estreia de Paula Hawkins na literatura não pode passar despercebida.

Não deixem de conferir também um pouco mais a respeito da minha opinião no vídeo.


A Garota No Trem está fazendo muito sucesso, e tem deixado muitos leitores curiosos a respeito da história. É por isso que eu acabei adquirindo mais um exemplar para presentear vocês, leitores maravilhosos.


REGRAS:

- Ter endereço de entrega no Brasil;
- A única entrada obrigatória é ser inscrito no canal (aqui);
- O sorteio terá início dia 14/08, e término no dia 06/09;
- O ganhador terá um prazo de 48h para responder o e-mail de contato;
- O envio do prêmio será realizado pelo blog, e não nos responsabilizamos por extravio ou perda por conta dos Correios.

Boa sorte!

a Rafflecopter giveaway

31 comentários:

  1. Estão fazendo um movimento sobre esse livro, e confesso que as comparações ou as ligações que estão fazendo entre 'Gone Girl' e 'A garota no tem' me irritam porque pelas resenhas que já li, esse livro é previsível, diferente de GG. Enfim, estou curiosa pra saber do que se trata, tirar a prova de que todos os comentários sobre o livro tem uma razão de verdade e não é só marketing. Já vi a capa da edição em inglês e gostei mais do que essa nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara!
      O movimento está sendo realmente tamanho, mas infelizmente não posso opinar a respeito dessa comparação com Garota Exemplar pois ainda não li o mesmo. Gostei igualmente da capa das edições estrangeiras, porém não tenho nada contra a nacional, e acho ela muito bonita também.
      Beijos!

      Excluir
  2. Rafaela,já tinha lido outras resenhas sobre essa obra ,sendo que através da sua resenha fiquei conhecendo a personagem Rachel de uma forma melhor,inclusive seus dramas e sua vida e a forma como ela pensa em ajudar a achar Megan que ela chama inicialmente de Jess,pena que para você o desfecho acabou sendo previsível,mas é bom saber que a trama é boa e a leitura é fluida,quero muito além de ler ver a adaptação cinematográfica.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aciclea!
      Fico muito feliz em saber que a minha resenha lhe ajudou a compreender melhor tanto a história quanto a personalidade da Rachel.
      Também estou ansiosa para conferir o livro nas telonas e ver o quão fiel ao enredo a adaptação será.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá!
    Amo os filmes do Hitchcock e acho que vou curtir esse livro.
    Beijos!
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  4. Participando! :)

    Maisa
    maisam@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Mesmo com essa previsibilidade que você citou, acredito que a leitura é incrível.
    Tem livros que são assim, a gente sabe como termina e mesmo assim ele emociona e fica gravado. Foi assim que vi esta história.
    Fiquei doida pra ler!!!!!

    Resenha incrível, tanto no vídeo.quanto a escrita ♥

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi! Vi muitos comentários positivos a respeito desse livro e me interessei. A capa já mostra como é a história e esse suspense criado em cima do desaparecimento de uma mulher depois de uma cena inusitada que a principal presenciou parece instigante. Sabia que depois de saber que ela é alcoólatra, tive dúvidas de que ela tinha mesmo visto essa cena, já que na mesma noite ela bebeu e acabou esquecendo muitas partes. Será que não é o cérebro dela pregando uma peça e a fazendo pensar que viu algo como uma solução do caso, do desaparecimento, já que ela era meio que obcecada pelo casa? Eu pensei nessa hipótese.
    Quero muito esse livro e estou participando do sorteio!
    Nome no formulário: Nay Alves
    GFC: Nadja Dias

    ResponderExcluir
  7. Fazia tempo que não lia um suspense tão bom, simplesmente amei. É uma história super envolvente, intrigante e cheia de mistérios. É narrado por três mulheres diferentes e alterna tempo presente e passado, á medida que vai contando a história. Muito bem urdido e texto muito bem escrito.
    Solange Antuano
    sol.antuano@ig.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Participando!
    julisboa27@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Amei Sua Resenha Sobre Esse Livro!!!

    Participando :)

    ResponderExcluir
  10. Primeira resenha que leio a respeito deste romance. Pelo que vi aqui tem tudo pra agradar. Mesmo tendo um final previsível como você mesma disse. Gostei do que descobri aqui sobre os personagens e atrama. Me conquistou. Vou ver se consigo ler também.
    Beijos.
    Elizabeth Machado de Salles
    elizabethmsalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Gosto de livros que trazem aquela ponta de mistério misturada com o terror psicológico. Acho que
    vou gostar de ler esse também.

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi comentários sobre esse livro, a sua resenha está ótima, com bastante detalhes, gostei da personagem principal, que tem problemas com a bebida, também gostei de todo esse mistério envolvido, quero muito ler, para saber o final,rsrsr, a capa está muito bonita.Beijos...

    ResponderExcluir
  13. O livro parece muito bom!! Gosto de suspense, de ficar na expectativa!! Apesar de você dizer na resenha que tem alguns trechos previsíveis, eu acho isto compreensível por parte do autor! Gostei tanto que eu só deixaria o livro depois de ler a última página!! Participando e torcendo muito para ganhar!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Estou muito curioso para ler esse livro, e essa sua resenha não é a 1 que leio falando sobre o livro ser previsível. O tema é bem interessante e quero muito ver como a autora vai desenvolver essa "amnésia" da nossa protagonista. Essa comparação com Garota Exemplar - que estou lendo no momento - pode ser prejudicial ao livro, pois se ele não tiver uma história bem desenvolvida, a comparação acaba por diminuir o valor do livro.
    Participando desse sorteio e espero ganhar...
    mau_diniz09@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Aparenta ser um ótimo livro. Muito bem escrita sua resenha. Estou participando. :)

    ResponderExcluir
  16. Eu não conhecia o seu blog mas já amei o conteúdo e essa resenha foi incrível, já ouvi falar muito desse livro e fiquei mais curiosa agora. Participando :)

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Como esse livro tem sido comentado ultimamente, né? Essa é primeira resenha que leio dele e adorei. Nunca li um livro thriller psicológico, esses que tem um grande mistério no final que você quer devorar logo as paginas só para saber o final, acho que ele é assim então muito muito lê-lo! Só não entendi esse de ser narrado por três mulheres diferentes, acho que só lendo para saber.

    Participando :)
    vittoria.santos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Esse é um gênero de livro que mais gosto, fiquei curiosa com a resenha apesar de dizer que é previsível , gosto de tentar adivinhar o que vai acontecer no final(quase nunca consigo kkkk) vamos ver se nesse eu consigo ligar os pontos logo no inicio como falou, espero conseguir ler logo.

    ResponderExcluir
  19. Rafaela quero muito ler este livro apesar de estar um pouco receosa e acabar me decepcionando com mais um livro que se espera muito e que no final entre tantos que nem sempre é o que esperamos, mais sua resenha me deixou curiosa e vou dar uma chance e ler.
    Participando!
    e-mail : karinerobertar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro livros em que nos faz pensar e tentar descobrir o que aconteceu na historia.
    Apos ver sua resenha, adicionei o livro a minha lista de leitura. Fiquei animada com esse livro e pretendo lê-lo logo. Acredito que vou gostar muito.
    Beijos

    thaisdoria@live.com

    ResponderExcluir
  21. Olá. Nunca li nenhum thriller psicológico, mas tenho muita vontade. Gostei bastante da história de Uma Garota no trem e parece ser um livro que te deixa apreensivo, quero saber como Rachel vai montar esse quebra-cabeça e desvendar esse mistério, apesar de seu vício, espero que ela se supere e cresça tb como pessoa.

    ResponderExcluir
  22. Eu não gosto muito de livro previsíveis, prefiro aqueles livros que leio e não consigo saber desvendar o mistério e no final me surpreendo. Mas vou ler esse livro porque apesar desse fato, todos os comentários que vi sobre ele foram muito positivos, e estou curioso sobre essa historia.

    thiagorozaferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Eu vi algumas resenhas desse livro mas não tinha entendido ao certo a historia. Mas agora eu puder entender a historia. Gostei bastante da premissa, me deu muita vontade de lê-lo.

    augustobarbosa.66@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Gostei desse suspense mas me decepciona saber que nas primeiras paginas já saberei o que vai acontecer.
    Mas essa trama no trem é bem interessante, estou muito curiosa para ler esse livro.

    thaisasilvadg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Eu achei essa proposta bacana. Porque nós sempre olhamos a vida do outro como se fosse o máximo e a nossa como se fosse o lixo. Daí aparece uma história, plausível de acontecer na vida real, que mostra que não é bem assim.
    Mesmo que seja um livro previsível não tira o mérito da autora. Basta ver que muita gente tem curtido bastante o livro.
    jaque_borchardt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Eu gostei muito da premissa, fiquei me perguntando se não foi ela mesma que cometeu o assassinato. Bom só vou saber quando eu ler o livro.
    Gostei muito de sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi Rafa.
    A 1ª vez que o vi, já o adicionei em minha lista, confesso que foi por causa da copa e título que me chamaram atenção. Em minha imaginação a história teria a ver com uma garota que sofreu decepções e a partir de uma viagem de trem, viria tudo em sua vida mudar. Após ler a resenha, percebi meu engano e fiquei muito feliz o enredo original. Não conheço o triller psicótico, estou feliz com a indicação para iniciar minhas leitura com o gênero.


    Bjsss

    ResponderExcluir
  28. Obrigada querida, adorei ser sorteada, bjus

    ResponderExcluir

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!