20 de abril de 2015

Resenha | Seleção Natural - Toni Brandão

Título: Seleção Natural - Trilogia Top School! #1
Autor: Toni Brandão
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 312
Ano: 2013
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Top School!, a escola de modelos mais badalada do universo, prepara as garotas e os garotos mais lindos, atrevidos e descolados para entrar pela porta da frente no mundo da moda... e brilhar nas passarelas, fotos, capas de revistas. Mas nem só de caras e bocas vive a Top School!, claro! Tantos gatos e gatas juntos só podia dar em duas coisas: romance e confusão. Quem vai ficar com o gato chamado Ben? Como escapar das garras da maldade competitiva de Malu? O que é preciso fazer pra cair nas graças eletrizadas de Ivan, o terrível?


Seleção Natural é o primeiro volume da trilogia juvenil Top School!, que trará à tona a vida dos alunos da escola de modelos mais badalada do Brasil.

Nesse primeiro volume vamos acompanhar a seleção dos novos alunos que terão a chance de entrar para a Top School!. Nesse ano são mais de dois mil inscritos para 20 vagas, dez meninos e dez meninas. Todo ano, dentre os alunos que frequentam a escola de modelos, é escolhido um casal para participar do concurso 'Fierce Beauty' em Nova York, a fim de representar o país. Através dessa competição os jovens conseguem um nível de destaque, podendo estourar e iniciar sua carreira na moda mundial. E quem nunca quis ser famoso e ganhar muito dinheiro? Este é o sonho que todos esses jovens perseguem através de uma vaga na tão concorrida Top School!.

O livro é narrado pela dona da escola, a ex-modelo Antônia, e a alguns jovens que concorrem as vagas, conhecendo assim suas personalidades. Como a maioria desses protagonistas conseguirá ser aprovado na seleção, teremos um maior aprofundamento da vida pessoal de cada um no segundo volume.


Dentre os garotos mais bonitos na concorrência temos Ben e Guel. Ben é o típico garoto boa pinta, rico e que acredita que sua beleza conquista a todos. Valendo-se disso, ele conquista e fica dividido entre Alice, Mia e Malu. 

Malu é a típica patricinha da história, aquele tipo de personagem que o leitor não consegue gostar. Seus pais pagam uma equipe de assessoria para a garota, com um motorista, Mac-Kabelereiro e camareira. Apesar de tudo, Malu tem vergonha e recusa-se a sair com os pais porque eles são obesos. Além de toda essa crueldade familiar, a garota fará de tudo para conquistar os garotos mais lindos e acabar com as oponentes. 

A grande confusão e mistério da história gira em torno de Alice e Mia, as lindas garotas loiras. Ao chegarem para os testes e verem uma a outra (vestidas da mesma maneira), o sentimento de aversão é instantâneo, e a partir desse momento sua vidas mudarão para sempre.

''(…)
Tem alguma coisa muito estranha com
aquela garota em frente a Mia...
...bem mais estranha do que ela estar
vestida igual a Alice.
Alguma coisa perigosa e que faz Mia
arregalar os olhos azuis...
para, quem sabe, com o seu belo par
de olhos verdes, Alice tentar decifrar
o que não está conseguindo desvendar
com seu entendimento.
Mia começa a tremer.
Alice começa a transpirar.
Mia só sabe que aquele encontro está
mudando irremediavelmente tudo
dentro dela...
e que, depois desse encontro, será
impossível para Alice continuar sendo
a mesma.
Pág. 56, 57


O livro me surpreendeu muito positivamente. Acreditava ser mais uma daquelas histórias juvenis onde vemos garotos e garotas competindo pela fama e disputando o melhor par romântico. Toni Brandão conseguiu criar um livro que, apesar desses elementos, consegue fugir do habitual, acrescentando uma pitada de mistério na obra, com as coisas estranhas que vem acontecendo com as duas garotas. 

Um fator que me cativou foi a capacidade do autor conseguir escrever um livro que se passe apenas em um dia, durante os testes da Top School!. Por mais que você pense que nada de grandioso possa acontecer, surgem diversas intrigas e cada personagem passa por algum momento de aflição, agregando um pouco de drama a obra. 

Apesar de o final do livro ter aquela pitada de previsibilidade, o autor conseguiu colocar mais emoção não acabando totalmente com a disputa das vagas. Assim como os diversos mistérios e conflitos que nos foram apresentados durante o livro, que acabaram ficando sem explicação.


Com uma escrita leve e fluída, somos guiados pela história através de diversas narrativas, o que não torna a leitura cansativa, e sim uma boa e prazerosa diversão. 

A edição do livro é maravilhosa, tendo na capa uma textura de jeans e glitter. As páginas são em um tom de vermelho com grandes estrelas no fundo. Tem-se diversos desenhos relacionados a história no decorrer das páginas e na folha de guarda e aba. A Companhia Editora Nacional fez um trabalho incrível com a diagramação da trilogia, edição que vale a pena ter na estante. 

A trilogia Top School! tem tudo para virar febre entre os adolescentes, pois Seleção Natural foi uma ótima introdução a história com diversos mistérios que prendem o leitor. Agora, a única maneira para desvendar o que está acontecendo é ler o segundo volume, Beleza Roubada, que irá atiçar ainda mais sua curiosidade.

4 comentários:

  1. Confesso que minha primeira impressão era de que o livro se encaixava naquele típico, mas ao ir lendo a resenha vi que não e que tem muito mais do que apenas o que se pensa ao olhar sem falar que essa diagramação está perfeita, preciso do livro! Quero conhecer mais sobre eles, mas já sei que não irei com a cara de alguns em especifico, só não sei quem será o meu preferido até poder ler! Gostei bastante e estou curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Quando você realizar a leitura vai perceber que ele foge um pouco do esperado, o que torna a história muito agradável. A edição está incrível, super recomendo que compre porque vale a pena ;)
      Beijos!

      Excluir
  2. Realmente, à primeira vista o livro parece daqueles juvenis, dos quais existem tantos parecidos... Mas fiquei bem curiosa em relação aos modelos escolhidos, principalmente sobre as duas duas loiras haha Achei bem interessante o fato de toda a história do livro se passar em apenas um dia!! Não tem como não ficar instigada, fiquei aqui querendo saber como que o autor desenvolveu o livro inteiro em torno de um dia só e ainda deixá-lo interessante :)
    A arte e a diagramação do livro estão lindas DEMAIS, eu adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise!
      O livro consegue ser diferenciado devido a alguns pontos da história, inclusive esse mistério com as loiras Alice e Mia. Também havia me interessado muito por esse fator de a história se passar em um dia, e é incrível quão bem o autor consegue fazer isso.
      Beijos!

      Excluir

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!