6 de abril de 2015

Resenha | A Revolução dos Bichos - George Orwell

Título: A Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 152
Ano: 2007
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.

Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.

De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.

Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A Revolução Dos Bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.


Devido a muitos elogios ao autor George Orwell, na minha última compra coloquei um de seus livros no carrinho a fim de ler um dos seus tão aclamados clássicos. Ao mesmo tempo que se prova uma agradável surpresa, A Revolução dos Bichos acabou mexendo com os meus sentimentos e me deixou incomodada.

Inicialmente, o porco conhecido como velho Major reune todos os animais da Granja Solar para poder contar o sonho que teve na noite anterior. Ele fala sobre revolução, pois os bichos trabalham para os homens como escravos, e vivem na miséria. Sem os humanos poderiam ser livres e donos do produto de seu trabalho.

Apesar da morte do velho Major três dias depois, suas palavras haviam dado esperança para os animais. Os porcos, denominados os mais inteligentes dos animais da fazenda, acabaram se responsabilizando para organizar tal revolução. Os principais líderes eram Napoleão, um porco que falava pouco e tinha grande força de vontade, além de uma aparência ameaçadora. Já Bola-de-Neve era conversador e mais ativo, porém, não era visto com tão bom caráter como o outro. Garganta era o mais conhecido dos três e tinha o poder de persuadir qualquer um com suas palavras e seus jeitos.

O fazendeiro Jones estava passando por uma crise e bebia demais. Certo dia, enraivecidos com a situação em que se encontravam, os animais partiram pra cima de seu dono e os peões. Assustados, os homens saíram correndo – assim como a esposa de Jones – e fugiram da Granja do Solar. Agora, a fazenda pertencia apenas aos animais. 


Os ensinamentos do velho Major haviam sido organizados em um sistema de pensamento chamado Animalismo. Com a Revolução, esse sistema ganhou alguns mandamentos de fácil entendimento para todos os animais.
OS SETE MANDAMENTOS

1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2. O que andar sobre quatro pernas, ou tiver asas, é amigo.
3. Nenhum animal usará roupa.
4. Nenhum animal dormirá em cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal matará outro animal.
7. Todos os animais são iguais.

A partir disso vemos ser estabelecido um sistema igualitário entre esses animais, tendo como base o slogan:
''Quatro pernas bom, duas pernas ruim.''

Porém, aos poucos, toda essa igualdade e liberdade dos animais vai desaparecendo. Como os porcos são os mais inteligentes, eles acabam usando da ingenuidade dos demais bichos para manipulá-los e transformar assim, diversas regras da Granja a seu favor, para poderem desfrutar do que os outros não podem e ter assim suas regalias. Surge assim um regime de opressão perante os outros animais, sendo que a igualdade existente entre eles mudou, juntamente com seu lema.
''Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros.''

Com a utilização dessa disciplina de opressão são criadas armações para culpar alguns animais de dissidência e traição, tendo como punição os julgamentos e execuções em massa.


Me sinto incomodada com o sentimento de superioridade entre as pessoas, quando alguém acredita 'ser' mais que os outros. Esse fato foi o que mais me incomodou no livro, a forma como os porcos agem perante os demais animais. Como não gosto dessas atitudes, acredito que ver isso retratado de uma forma muito humana no livro me atormentou durante a leitura, pois acabava nutrindo um sentimento de revolta por tudo que acontecia. 

Porém, a personalidade e as atitudes são geradas porque eles estão inseridos como personagens de um contexto histórico, sendo que é a retratação do comportamento de uma pessoa. Esse fator se torna aceitável e demonstra que Orwell conseguiu criar uma obra com muita maestria, já que apenas com sua narração ele consegue despertar diversos sentimentos no leitor.

Apesar de o livro ser uma sátira a ditadura stalinista, o que encanta é a linguagem simples com o qual a obra é escrita. Através dos animais é possível entender facilmente o contexto de como foi a sociedade na época e a forma como esses acontecimentos marcaram a história mundial. Acredito que devido a isso, A Revolução dos Bichos poderia ser utilizado no ensino das matérias nas escolas, pois ajuda a compreender tudo de uma jeito claro e descomplicado. Vale ressaltar que a leitura da obra independe da idade, já que tanto pessoas jovens, adolescentes ou adultas podem apreciar e tirar suas próprias lições. 

O livro é ambientado no século XX, mas isso não impede que, tantos anos depois, ainda tenhamos semelhanças com a nossa sociedade atual. Uma das ligações que pode ser feita é em relação a desigualdade. Muito do comando 'os poderosos podem mais' ainda é realidade hoje em dia, sendo que muitas vezes, quanto mais você é considerado inferior, mais você acaba sendo discriminando. 

No fim, muitas são as conclusões que se pode tirar da leitura de A Revolução dos Bichos, sendo o tipo de livro que abre nossos olhos para muitas coisas. Uma obra recomenda para todos, em qualquer idade.

4 comentários:

  1. Refa, eu adoro George Orwell desde que li, pela primeira vez, "1984".

    A pegada política em suas obras tem muito a nos ensinar, não? Você passa a ter outros olhos para assuntos pelos quis nunca imaginou se interessar. Fica com uma ânsia para pesquisa e deseja sair mudando o mundo usando apenas as próprias mãos. hahaha eu fiquei assim por um tempo
    mas também senti indignação por pensar "não, não deve ser assim que as coisas funcionam", só para depois perceber "sim, realmente a situação é essa".

    Quero muito ler A Revolução dos Bichos e voltarei aqui quando o fizer!

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iza, você conseguiu descrever muito bem os sentimentos que George Orwell transmite através de suas obras. Um misto de coragem para sair fazendo a diferença e, ao mesmo tempo, abrindo nossos olhos pra situações quase irreversíveis em nossa sociedade.
      A Revolução dos Bichos foi meu primeiro livro do autor e, apesar de ter gostado, espero que 1984 me encante muito mais!
      Beijos!

      Excluir
  2. Que forma legal de tratar assuntos importantes para a sociedade, mas como forma de uma fábula moderna. Adorei sua resenha, se mostrou bem detalhista e me deixou bem curiosa sobre essa obra.

    Beijos,
    http://www.girlbeinggeek.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne!
      A forma que os assuntos são tratados torna o livro bem leve e fácil de ser lido. Assim que tiver a oportunidade leia, acredito que irá se encantar ;)
      Beijos!

      Excluir

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!