9 de março de 2015

Resenha | Samantha Sweet, Executiva do Lar - Sophie Kinsella

Título: Samantha Sweet, Executiva do Lar
Autor: Sophie Kinsella
Editora: Record
Páginas: 514
Ano: 2007
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Meu nome é Samantha, tenho 29 anos. Nunca assei um pão na vida. Não sei pregar botão. O que sei é reestruturar um contrato financeiro e economizar 30 milhões de libras para meu cliente.

Samantha Sweet é uma advogada poderosa em Londres. Trabalha dia e noite, não tem vida social e só se preocupa em ser aceita como a nova sócia do escritório. Ela está acostumada a trabalhar sob pressão, sentindo a adrenalina correr pelas veias. Até que um dia... comete uma grande mancada. Um erro tão gigantesco que pode destruir sua carreira.

Samantha desmorona, foge do escritório, entra no primeiro trem que vê e vai parar no meio do nada. Ao pedir informação em uma linda mansão, é confundida com uma candidata a doméstica e lhe oferecem o emprego. Os patrões não fazem idéia de que contrataram uma advogada formada em Cambridge, com QI de 158, e que não tem a menor noção de como ligar um forno! 

O caos se instala quando Samantha luta com a máquina de lavar... a tábua de passar roupa... e tenta fazer cordon bleu para o jantar... Mas talvez não seja tão incapaz como doméstica quanto imagina. Talvez, com alguma ajuda, ela possa até fingir. Será que seus patrões descobrirão que sua empregada é de fato uma advogada de alto nível? Será que a antiga vida de Samantha irá alcançá-la? E, mesmo se isso acontecer, será que ela vai querer de volta? 

A história de uma mulher que precisa diminuir o ritmo. Encontrar-se. Apaixonar-se. E descobrir para que serve um ferro de passar...


Samantha Sweet tem 29 anos e é advogada de um dos mais renomados escritórios de advocacia de Londres, a Carter Spink. Trabalhando 24 horas por dia sem cometer nenhum erro, ela está perto de conquistar seu maior sonho: ser a nova sócio do escritório. Porém, tudo parece ruir quando ela percebe que cometeu um erro básico que trará consequências milionárias.

Assustada e envergonhada, a única coisa que Samantha consegue fazer é fugir do escritório. Caminhando sem rumo ela chega a estação de trem e devido a mais um contratempo ela se vê obrigada a entrar no primeiro trem que aparecer. Ao chegar em uma pequena cidadezinha distante de Londres com muita dor de cabeça e cansaço, tudo que ela quer é encontrar um lugar para descansar e passar a noite.

Ao pedir ajuda em uma casa ela é, na verdade, confundida com uma candidata a doméstica. Sentindo-se em uma 'entrevista de emprego', o espírito competitivo de Samantha não deixará que ela perca a vaga para outras candidatas, sendo contratada no momento devido aos seus talentos especiais como empregada (quando, na verdade, ela não sabe nada sobre como ser uma doméstica, o que dirá cozinhar). Ela acredita que manter a mentira por alguns dias, até que possa voltar a Londres não será uma tarefa difícil. Mas quando o tempo estende-se, a dúvida que nos resta é: por mais quanto tempo Samantha continuará sem ser descoberta?


Samantha é o tipo de personagem que, apesar das enrascadas em que se coloca, consegue ser corajosa nas suas escolhas. Acredito que não seria fácil para ninguém largar o mundo que conhece para se aventurar e aceitar fazer coisas novas. Não apenas a aceitação, Samantha tem de aprender a ser uma doméstica e realizar as tarefas, sendo que em algum momento ela terá de encarar e aprender a aceitar os fatos do passado e tomar novas decisões. É essa coragem de recomeçar a vida praticamente do zero que torna a protagonista especial.

As obras da Sophie Kinsella me encantam pelas críticas ou mensagens que transmitem ao leitor. Em Samantha Sweet a autora consegue nos mostrar o mundo globalizado com outros olhos. Estamos cada vez mais ligados as tecnologias (como computadores e celulares), ou viciados em trabalho, sendo que nossa vida acaba se resumindo a isso. Com o tempo paramos de perceber o mundo a nossa volta, as pessoas que nos cercam e a beleza dos lugares que nos rodeiam. Aos poucos deixamos passar os detalhes mais simples de nossa existência. 

Acima de tudo, o livro é hilariante. As enrascadas pelas quais a protagonista passa são diversas, já que ela não tem muita afinidade com a cozinha ou a máquina de lavar roupa. Você acaba se apegando a Samantha e em diversos momentos durante a leitura você ri sozinho.
''- Acho que você usava um modelo diferente – acrescenta com sabedoria enquanto ela se trava de novo. - Cada uma tem seus truquezinhos.
- Sem dúvida! - digo agarrando-me com alívio a essa desculpa. - Claro! Estou muito mais acostumada a trabalhar com uma... uma... Nimbus 2000.
Trish me olha, surpesa.
-Essa não é a vassoura do Harry Potter?
Porra.
Eu sabia que tinha ouvido em algum lugar.
- É. É – digo finalmente, com o rosto em chamas. - E também uma conhecida marca de tábua de passar roupa. Na verdade, acho que o nome da vassoura foi dado... ah... por causa da tábua de passar.''       Pág. 179 

O que não poderia faltar é um boymagia. Nathaniel é o jardineiro dos Geiger e vai ajudar nas limitações domésticas de Samantha. Apesar de estar apaixonada por ele, Samantha não sabe o que fazer, já que contar a verdade sobre sua antiga vida é um grande empecilho. Um casal fofo pelo qual o leitor vai torcer até o fim. 

Mais um livro da Sophie que entra para a lista de favoritos. Uma leitura leve, fluída e engraçada que pode ser realizada em poucas horas.

12 comentários:

  1. Adorei essa resenha. Quero ler esse livro.
    Me lembrou os filmes da sessão da tarde, kkkkkkk
    Estou precisando ler algo para dar risada, acho que esse livro será perfeito!!!

    Bjs

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela!
      Samantha Sweet é uma ótima escolha, e sem dúvida fará você rir muito.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá, não conhecia o livro, mas ele parece bem legal, a capa tem tudo haver com o título, achei engraçado.
    Pelo que percebi na foto, as folhas do livro são bem fininhas quase transparente e isso atrapalha bastante a leitura, pelo menos pra mim, mas se estória for boa, não tem problema.
    Adorei sua resenha.

    Beijos,
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius!
      Sim, as folhas do livro são brancas e praticamente transparentes porque esta é uma edição econômica. As obras da autora costumam ter um preço bem salgado, e como essas edições não me incomodam na leitura, decido comprá-las pelo preço mais em conta.
      Abraços!

      Excluir
  3. Eu adoro os livros da Sophie! Estou louca pra comprar esse daí, hhahahaha Adorei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samantha!
      O livro é ótimo, super recomendo que você compre ;)
      Beijos!

      Excluir
  4. Amei a resenha! Já quero lê-lo! Amo livros engraçados e esse parece ótimo.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa!
      Garanto que você irá rir muito com as trapalhadas de Samantha.
      Beijos!

      Excluir
  5. Ameiiiii, preciso desse livro pra ontem!!
    Não sei como ainda não li nada da autora, ela faz super o meu estilo de leitura!!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!
      Então corre pra comprar e ler, porque o livro é perfeito *-*
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá :)

    Adoro os livros da Sophie. Eu tinha esse Samantha, mas dei para minha chefe, Ô ódio, haha.
    Adoro essa ideia da confusão que ocorreu com ela fazer com que ela abra a mente para outras coisas.
    Amei sua resenha, me deixou bem curiosa - e ainda mais arrependida por ter dado o livro - para lê-lo. Adoro rir das personagens se metendo em enrascadas.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barb!
      Não acredito que você fez isso! Corre e pega o livro de volta, rsrs. Toda essa confusão vai gerar um aprendizado enorme, e cenas hilariantes também. Assim que tiver a oportunidade novamente, leia o livro ;)
      Beijos!

      Excluir

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!