16 de março de 2015

Resenha | Natal - Luan Araujo

Título: Natal
Autor: Luan Araujo
Editora: Metanóia
Páginas: 340
Ano: 2013
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Daniel é um adolescente comum que é surpreendido por um evento inesperado. No dia 23 de dezembro, ele, junto com sua irmã e seu melhor amigo, é levado até o Pólo Norte por um duende. Lá ele descobre que o Natal não é uma data tão comum quanto parece, e que todo ano uma pessoa é selecionada para fazê-lo acontecer. E ele é o escolhido da vez. Agora ele tem menos de dois dias para viajar através dos cinco continentes e recolher os cinco objetos responsáveis pela execução do Natal. Mas uma entidade sinistra dentro do Pólo Norte está determinada a fazer com que ele falhe em sua missão, e Daniel se vê obrigado a esquecer os seus problemas pessoais, como o sequestro do seu irmão, para sair de situações que colocam em risco sua própria vida, descobrir a verdade por trás da sabotagem do Pólo Norte e salvar a data mais importante do ano antes da meia noite do dia 24 de Dezembro.


Eu sei que estamos muito longe do Natal, mas a minha curiosidade para ler esse livro não aguentou até dezembro.

Daniel é um garoto de 14 anos que mora com seus pais, sua irmã mais nova Priscila, seu irmão mais velho Filipe, e seu dogue alemão de um metro e meio, Rudolph. Daniel adora o Natal e toda a magia que o envolve, sendo que todos os anos ele pega para si a tarefa de montar a árvore natalina, aproveitando cada minuto dessa mágica experiência.
''Nada é mais mágico que o Natal. Nada. Não em minha opinião. Na verdade, acho que é só no Natal que eu consigo acreditar em mágica. Ou talvez seja só no Natal que ela se manifesta para mim. Não faz diferença. Acho que foi a melhor época que a magia poderia ter escolhido para aparecer. Nada é mais mágico que o Natal.''     Pág. 71

Porém, na manhã do dia 23 de dezembro coisas estranhas começam a acontecer. Inicialmente, Daniel percebe uma bolinha branca em meio a decoração vermelha e prata da árvore de Natal. Ao pegar essa bolinha, ela emite um raio de luz muito forte, e em segundos muda da cor branca para a vermelha. Intrigado, o garoto resolve guardar o objeto consigo. 

Saindo para as compras natalinas com Priscila e seu melhor amigo Caio, Daniel percebe mais anormalidades acontecendo, mas acredita ser apenas fantasias de sua cabeça e resolve deixar pra lá. O inesperado acontece quando os três são sugados pelo monte de nozes do supermercado e acabam caindo no Polo Norte. A partir desse momento, Caio e Daniel vão se deparar com tudo que acreditavam não existir: duendes, Papai Noel, renas...

Lá eles descobrem que para o Natal ser realizado, todo ano um jovem humano é selecionado para participar de uma missão que consiste em viajar pelos cinco continentes do mundo e visitar um país em cada um deles, recolhendo ao final os cinco objetos que farão o Natal acontecer. Mas a jornada de Daniel não será tão fácil, porque neste ano alguém programou diversas situações que coloquem sua vida e a missão em risco, a fim de sabotar o Polo Norte. Agora só resta saber se ele conseguirá cumprir toda essa missão até a meia-noite do dia 24 de dezembro para poder salvar o Natal e resgatar seu irmão sequestrado.


Apesar da temática do livro ser natalina, ela nos traz boas energias em qualquer época do ano que se realiza a leitura. Como a obra trata o Natal como uma manifestação das nossas energias vitais, boas e ruins, ele acaba nos fazendo despertar e pensar nas atitudes que nós tomamos, as diversas vezes que a quantidade de negatividade foi superior aos sentimentos bons em nossas vidas. Apesar de ser uma história irreal e não haver toda essa questão, é um encantamento que vale a pena ser pensado a respeito.

A história é recheada de ação, já que Daniel terá de lutar com diversos seres como kappas e wendigos. Toda essa mitologia que o autor usou no livro me agradou muito, pois introduzindo diversas lendas ele proporcionou uma experiência diferenciada e nos levou a conhecer algumas dessas criaturas folclóricas. 

A participação de Priscila em toda essa jornada torna tudo mais especial, pois o leitor percebe o carinho que ambos tem pela menina e a maneira de Daniel estar sempre tentando proteger a irmã de todos os perigos pelos quais eles tem de passar. A protagonista consegue trazer uma leveza para a história devido a sua inocência, já que para uma criança é sempre mais fácil acreditar nos fatos e na sua fácil resolução.
''Respirei fundo.
-Acho que estou encrencado.
Priscila segurou minha mão e disse:
-Claro que não! É quase Natal, ninguém fica encrencado no Natal!''   Pág. 67

Minha preocupação em relação a obra era que os fatos e as passagens por cada país atrás dos objetos acontecessem rápido demais e a história ficasse atropelada. Felizmente isso não aconteceu e todas as 340 páginas foram muito bem utilizadas. Luan conseguiu direcionar muito bem o enredo de modo que todas as possíveis questões que pudessem deixar alguma ponta solta durante a leitura foram explicadas e resolvidas em algum momento. 

Uma leitura leve e fluída que te faz esquecer da realidade e te leva para o mundo da fantasia onde tudo pode acontecer. Com uma diagramação maravilhosa, Natal é o tipo de livro para se ler em qualquer época do ano.


2 comentários:

  1. Ei Rafa,
    Qq legal a história deste livro, fiquei curiosa p conhecer a aventura que estes garotos tem pela frente!
    Tb tive a impressão de ser muita história p poucas páginas, mas q bom q vc percebeu q o autor deu conta!!
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      A aventura é incrível, e o autor conseguiu mesmo fazer um ótimo trabalho sem atropelar a história em poucas páginas.
      Beijos!

      Excluir

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!