5 de novembro de 2014

Resenha | Puros - Julianna Baggott


Título: Puros
Autora: Julianna Baggott
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Ano: 2012
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Pressia pouco se lembra das Explosões ou de sua vida no Antes. Deitada no armário de dormir, nos fundos de uma antiga barbearia em ruínas onde se esconde com o avô, ela pensa em tudo o que foi perdido — como um mundo com parques incríveis, cinemas, festas de aniversário, pais e mães foi reduzido a somente cinzas e poeira, cicatrizes, queimaduras, corpos mutilados e fundidos. Agora, em uma época em que todos os jovens são obrigados a se entregar às milícias para, com sorte, serem treinados ou, se tiverem azar, abatidos, Pressia não pode mais fingir que ainda é uma criança. Sua única saída é fugir. Houve, porém, quem escapasse ileso do Apocalipse. Esses são os Puros, mantidos a salvo das cinzas pelo Domo, que protege seus corpos saudáveis e superiores. Partridge é um desses privilegiados, mas não se sente assim. Filho de um dos homens mais influentes do Domo, ele, assim como Pressia, pensa nas perdas. Talvez porque sua própria família se desfez: o pai é emocionalmente distante, o irmão cometeu o suicídio e a mãe não conseguiu chegar ao abrigo do Domo. Ou talvez seja a claustrofobia, a sensação de que o Domo se transformou em uma prisão de regras extremamente rígidas. Quando uma frase dita sem querer dá a entender que sua mãe pode estar viva, ele arrisca tudo e sai à sua procura. Dois universos opostos se chocam quando Pressia e Partridge se encontram. Porém, eles logo percebem que para alcançarem o que desejam — e continuar vivos — precisarão unir suas forças.

Puros é o primeiro volume da trilogia, em que somos apresentados a um novo planeta Terra, um planeta diferente que surgia após as Explosões. No Antes, as pessoas viviam felizes junto de sua família. Construiu-se o Domo, lugar em que alguns poucos privilegiados puderam entrar para se proteger das Explosões. Porém, as Explosões não dizimaram todas as vidas existentes fora do Domo. Agora, os sobreviventes carregam com si as marcas desse passado, pois dependendo de onde estavam próximos acabaram fundindo-se com os objetos ou animais.

Inicialmente, somos apresentados a Pressia e Partridge. Ela é uma sobrevivente das Explosões, enquanto ele vive no Domo, filho de um importante cientista.

Pressia vive nos escombros do Antes, cuidando de seu avô, um velho com uma ventoinha no pescoço. Agora, prestes a completar dezesseis anos, ela sabe que sua vida vai mudar drasticamente. Todos os jovens que vivem nos escombros, ao completarem dezesseis anos devem se entregar ou então serão procurados pela OBR (Operação Bendita Revolução).

''Se a pessoa não se entregar, eles vão buscá-la. Isso não é apenas um boato. É a verdade. Dizem que eles levam a pessoa para a periferia, onde ela é desensinada a ler - se tiver aprendido, como Pressia. Seu avô lhe ensinou as letras e lhe mostrou a Mensagem: Sabemos que vocês estão aqui, nossos irmãos e irmãs... (Ninguém mais fala da Mensagem. O avô a escondeu em algum lugar). Há boatos de que eles, então, ensinam a pessoa a matar usando alvos vivos. E há boatos de que a pessoa aprende ou, se for muito deformada por causa das Explosões, é usada como alvo vivo, e esse será seu fim.''
No dia de seu aniversário, como não podia deixar de ser, a OBR vai a procura da menina. Pressia consegue fugir pelo armário deixando seu avô para trás. Apesar de não estar muito satisfeita com essa alternativa, ela sai a procura do esconderijo e de Bradwell, um garoto que conheceu a poucos dias e que lhe pareceu um tanto quanto arrogante. Nesse corrida frenética até o esconderijo, Pressia se vê compelida a ajudar um garoto que está fugindo da caminhonete da OBR que o encurralou. Ela já havia ouvido os boatos sobre a existência de um Puro fora do Domo, mas não acreditava muito nesse fato, até perceber que o garoto a quem ela acabou de salvar era o Puro de que tanto falavam.

O Puro é Partridge. Após uma visita de sua turma a Perda de Arquivos Pessoais, ele encontra a caixa com alguns objetos de sua mãe. De alguma maneira ele sente que ela ainda está viva em algum lugar fora do Domo. Esse foi o fator que o impulsionou a fugir da sua vida no Domo e de seu pai.

A partir do momento em que os dois se encontram, diversos acontecimentos mudarão o rumo da história e segredos surpreendentes serão revelados, culminando num final de tirar o fôlego.

Tudo que posso dizer é que fiquei em estado de choque quando terminei a leitura. Foi uma sensação do tipo ''WOW'', isso é surpreendentemente magnífico e genial. Nem preciso dizer que o livro entrou para minha lista de favoritos.

Os capítulos são narrados por alguns personagens secundários, mas principalmente por Pressia e Partridge, intercaladamente. A leitura flui facilmente, tanto pelos capítulos curtos como também pela curiosidade em relação a história.


Inicialmente o leitor pode sentir-se um pouco perdido com relação aos fatos, mas com o avanço da leitura as peças do quebra-cabeças vão se encaixando e tudo vai ganhando forma e sentido. Há momentos durante a leitura em que se deve parar a fim de absorver a torrente de informações que nos são dadas, e pensando logicamente o leitor já consegue adivinhar alguns pontos futuros da trama, por mais inacreditáveis que determinadas ligações pareçam.

A autora conseguiu criar uma história incrível. O livro traz uma brutalidade sem igual, onde vemos os mais fortes e poderosos querendo dominar os desfavorecidos, a fim de extinguir as pessoas por eles consideradas ''inferiores'', sobreviventes. Apesar de toda a crueldade existe uma pitada de humor irônico, que acaba deixando tudo um pouco mais leve.

Só posso recomendar o livro e esperar que todos se apaixonem por Pressia, Partridge e Bradwell da mesma maneira que eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!