9 de abril de 2014

Resenha | O Sonho de Eva - Chico Anes


Título: O Sonho de Eva
Autor: Chico Anes
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Ano: 2012
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.


Me aventurando na leitura de um nacional escolhi o Sonho de Eva e não me decepcionei.

Eva Abelar é uma professora considerada uma autoridade mundial em sonhos lúcidos e mãe de Joachim, uma criança autista. Após uma palestra na Universidade de Viena, ela é informada que sua irmã Anna se suicidou pulando do 20º andar do prédio onde morava em São Paulo e seu filho Joachim, que estava com ela, não havia sido encontrado no local.

Anna trabalhava para a Yume na criação do jogo DreamGame, mas com sua morte Eva é convocada a se juntar ao projeto para substituir sua irmã. Ao mesmo passo que Eva recebe o convite ela perde seu emprego na Universidade de São Paulo, e tudo não parece passar de uma mera coincidência. Decidida a encontrar seu filho e descobrir o verdadeiro motivo da morte de sua irmã ela muda-se para a vila de Kumo, nas instalações subterrâneas do V11 para trabalhar na finalização do DreamGame.

Mas aí você se pergunta: o que são sonhos lúcidos e o que é o jogo DreamGame?

Sonhos lúcidos são aqueles em que as pessoas tem a capacidade de acordar dentro do próprio sonho e vivênciá-lo, tomar suas próprias atitudes e mudar o rumo do sonho. Visando dominar o mundo, a Yume está criando o jogo DreamGame para revolucionar a indústria dos games, deixando de lado a concepção de ver e jogar e passando para um estágio mais avançado em que você poderá vivenciar seus próprios jogos de videogame.
''-Desde quando sonhos são armas?O chinês fez sinal para que falasse mais baixo.-Existem armas bem diferentes dessa aí que deve ter no seu coldre do tornozelo. Me diga: e se eu fosse capaz de me apoderar dos sonhos das pessoas? O que acha que eu faria? Escolher as imagens com as quais sonhará hoje à noite, entrar no seu sonho e mudá-lo como bem entendesse. E se eu pudesse fazer isso, hein? O que você diria?''

Os personagens são bem construídos e fogem daquela concepção de ''personagens perfeitos'' que existe em muitas obras. Essa característica de personagens mais humanos torna o livro ainda mais rico e a leitura mais arrasadora, pelo fato de que suas atitudes poderão por tudo a perder e mudar todo o rumo dos acontecimentos.

Ao mesmo tempo que se consegue retratar o psicológico dos personagens retrata-se questões filosóficas, como o ID, que nos são ensinadas no Ensino Médio, então também seria uma leitura interessante para se fazer nas escolas, pois facilitaria a compreensão do assunto.

É um livro ótimo, bem escrito e que te prende do início ao fim. Chico Anes soube criar uma trama original, futurística e diferente de tudo que se tem no mundo literário atualmente. E o melhor de tudo, é nacional, orgulho do País!

Nossa literatura vem crescendo cada vez mais e é merecedora de destaque, e não é a toa que livros como esse merecem e muito serem elogiados. Estou muito ansiosa para ler as próximas obras do Chico.

Sem dúvida O Sonho de Eva entrou para a minha lista de nacionais preferidos e eu super indico.

2 comentários:

  1. Esse é um dos livros que me faz ter orgulho de ser brasileira. Eu adorei esse livro, se tornou um dos meus favoritos. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super orgulho né, e não tem como não gostar!

      Excluir

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!