23 de fevereiro de 2014

Resenha | A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin


Título: A Guerra dos Tronos - As Crônicas de Gelo e Fogo, Livro 1
Autor: George R. R. Martin
Editora: LeYa
Páginas: 592
Ano: 2010
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.


Primeiro volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo, A Guerra Dos Tronos é um livro simplesmente PERFEITO! Não é atoa que Martin seja um dos mais aclamados escritores dos últimos tempos. 

Eddard Stark (Ned) vive sua tranquila vida de governar Winterfell junto de sua esposa Catelyn e de seus filhos Robb, Sansa, Arya, Brandon, Rickon e Jon Snow (seu filho bastardo), até que recebe a notícia de que a atual Mão do Rei, Jon Arryn, está morto, e o rei está a caminho de Winterfell para pedir a Eddard, seu melhor amigo, que se torne a nova Mão do Rei. Inicialmente Ned não tem a pretensão de aceitar o cargo, porém, a esposa do falecido Jon Arryn, irmã de Catelyn, avisa das suspeitas que seu marido foi assasinado. Ele então aceita o cargo, e quando parte de Winterfell uma grande guerra dos tronos começa, e parece estar longe de ter um fim.

O livro é maravilhoso. Como há muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo em diversos lugares, a narração em terceira pessoa é ótima, pois o leitor tem todas as visões dos simultâneos acontecimentos.

Apesar de ser uma história de fantasia, os personagens são extremamente humanos. Não há um vilão propriamente dito, pois praticamente todos os personagens, ao mesmo tempo em que cometem erros e fazem coisas terríveis, também conseguem realizar boas ações. Os personagens acabam então por ter essa característica humana, de errar, acertar e aprender com os próprios erros, assim como nós.

Mas como nem tudo são flores, ainda existe aquele tipo de personagem que podemos considerar um vilão, como Joffrey. Já outros são impossíveis de odiar. Jon Snow torna-se o coitado da trama por nunca saber nada. Tyrion Lannister é um anão genial, engraçado, irreverente e verdadeiro, e não tem medo de como suas palavras podem afetar os outros. Arya é a típica garota/garoto da história. Prefere espadas a vestidos de seda e encontros com a rainha. Eddard foi um personagem que me cativou pela sua honra e honestidade. Daenerys Targaryen com apenas 13 anos é exemplo de força e superação, que encara destemidamente todos os obstáculos que surgem a sua frente. E existem dragões na história, o que torna o livro mais fantástico ainda. Conseguimos tirar lições das atitudes dos personagens, como Sansa, que teria evitado parte de seu sofrimento se apenas tivesse escutado e obedecido o que seu pai lhe dizia.

Martin é bastante detalhista em sua escrita, mas isso não se torna um problema que dificulte a leitura, ao contrário, isso faz a história parecer mais complexa e interessante. Existem alguns momentos brutais no livro, como assassinatos, que são narrados de uma forma bastante real. Além do detalhismo, há muitos personagens que surgem durante a história (mas não se preocupe, em um capítulo você descobrirá o nome de um personagem e no capítulo seguinte ele estará morto), e é impossível decorar o nome de todos eles. Algo que confunde um pouco o leitor é que muitos dos personagens tem dois ou três apelidos, e ás vezes a leitura de algum capítulo nos deixa um pouco perdidos, até descobrirmos que aquele apelido na verdade remetia-se a tal personagem.

Entrei em uma relação de amor e ódio com Martin que, apesar de ter criado um mundo fantástico, mata os personagens sem piedade alguma. Estou surtando para ler o segundo volume da série e ver como a história irá se desenrolar. Se você ainda não leu os livros eu só tenho uma coisa a dizer: CORRA, porque O INVERNO ESTÁ CHEGANDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!